saneamento basico

Nova lei em Mogi das Cruzes/SP vai permitir regularização de imóveis em área de preservação

Os loteamentos que estão em área de preservação no Alto Tietê agora poderão ser regularizados pelas Prefeituras. O trabalho vai ser possível por causa do decreto estadual que regulamenta a Lei Específica dos Mananciais Alto Tietê Cabeceiras, que foi publicado no Diário Oficial.
A família da dona de casa Vera Alves dos Santos é uma das 40 que corriam o risco de ter que sair das casas onde vivem há mais de 20 anos. Os imóveis ficam no loteamento conhecido como “Prolop”, no bairro Fartura, em Salesópolis. Como a área é de proteção de manancial, as construções teriam que ser demolidas. “Foi um choque essa notícia, porque a gente não tinha para onde ir. Criamos os filhos aqui, nossa vida está aqui. Agora, a gente quer arrumar a casa. Fazer um muro que está precisando”, disse Vera.

Na prática a Lei Específica dos Mananciais Alto Tietê Cabeceiras protege e garante a qualidade da água dos reservatórios, mas também permite a regularização dos imóveis. “Com a nova legislação fica efetivamente revogada a lei dos mananciais de 1975. E essa nova lei coloca parâmetros sociais também, criando condições do saneamento ambiental. E provendo essas áreas com esgoto tratado, lixo, o que caracteriza a moradia digna”, explicou o ambientalista Hélder Wuo.

A legislação de 1975 era mais rígida e proibia totalmente construções nessas áreas. Segundo o prefeito de Salesópolis, Benedito Rafael, pelo menos 70 loteamentos, antes irregulares e que não tinham saneamento básico, agora vão poder receber infraestrutura. “Já priorizamos cinco locais para receber o saneamento. Já começamos a obra na Vila Ademar e Bragança e mais quatro loteamentos pequenos estão habilitados para receber essa melhoria.”
Wuo destacou também que, além de garantir o direito da moradia, a nova lei traz a compensação ambiental. “Para novos loteamentos, o licenciamento se coloca uma compensão ambiental. Em nossa região temos áreas das barragens. Então, essas áreas no entorno das barragens poderiam ser usadas para compensação dos empreendimentos.” A lei específica Alto Tietê Cabeceiras abrange também Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes e Suzano e os municípios de Paraíbuna e Ribeirão Pires.

Fonte: G1

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »