saneamento basico

SC: Reno Caramori vai presidir CPI das Águas e membros são escolhidos

(Santa Catarina) Foram definidos os integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que visa apurar possíveis irregularidades na concessão dos serviços de água e esgoto em Palhoça, na Grande Florianópolis. A CPI das Águas, proposta pela deputada Angela Albino (PCdoB), teve os nomes dos seus integrantes definidos e divulgados em Plenário. A partir de agora, fica aberto o prazo de cinco sessões ordinárias para a escolha do presidente e relator.

De acordo com o regimento interno, a instalação da CPI deve ser conduzida pelo deputado mais idoso entre os de maior número de legislaturas, neste caso, o deputado Reno Caramori (PP), que retorna de viagem do Canadá no próximo dia 16. Além de Caramori e de Angela Albino, a comissão será formada pelos deputados Carlos Chiodini e Moacir Sopelsa, ambos do PMDB, Dirceu Dresch (PT), Marcos Vieira (PSDB) e Darci de Matos (PSD).

Proposta em agosto do ano passado, inicialmente para levantar possíveis prejuízos aos cofres públicos decorrentes dos processos de municipalização dos sistemas de água e esgoto em diversas cidades catarinenses, a investigação deve ficar restrita ao município de Palhoça. O prazo para a apuração dos fatos é de 120 dias.

Últimas Notícias:
Membrana de nanofiltração

Avaliação de uma membrana de nanofiltração para a remoção de antibióticos da água: um estudo de caso com Sulfametoxazol, Norfloxacina e Tetraciclina

Nesse contexto, o presente estudo avalia a nanofiltração, uma tecnologia de membranas filtrantes, na remoção de três antibióticos largamente consumidos (Tetraciclina, Norfloxacina e Sulfametoxazol) da água. Foi empregada a membrana NF270 (DOW – FilmTec), uma membrana de poliamida com massa molecular de corte de 400 Da que foi avaliada em termos de produtividade e capacidade de remoção dos antibióticos.

Leia mais »