saneamento basico

Senado aprova órgão para coordenar concessões e proposta vai à sanção

O Senado aprovou nesta quinta-feira (8) a medida provisória que cria o Programa de Parcerias de Investimentos. O PPI deverá coordenar um novo modelo de concessões federais à iniciativa privada.

A proposta foi enviada pelo governo e institui o Conselho do PPI, núcleo formado pelo presidente da República e ministros ligados às pastas de infraestrutura. A eles caberá definir estratégias de concessão da União.

O texto, aprovado por 44 a 5, segue agora para a sanção do presidente, Michel Temer, que deverá acatar a proposta sem vetos. Assim que assumiu, em maio, à época interinamente, o peemedebista designou um de seus aliados mais próximos, Moreira Franco, para ocupar a Secretaria-executiva do PPI e chefiar o programa.

A MP permite ao BNDES (Banco Nacional e Desenvolvimento Econômico e Social) criar um fundo para custear os projetos de infraestrutura, o Fundo de Apoio à Estruturação de Parcerias.

O fundo existirá por até 20 anos e funcionará como uma espécie de estatal, com poder de contratações necessárias para realizar estudos prévios obrigatórios a qualquer concessão.

Fonte: Folhapress

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »