saneamento basico
PNRS e Economia Circular

MEC e parceiros aprofundam conhecimentos na área de economia circular, na Alemanha

Imagem Ilustrativa

O Ministério da Educação (MEC) concluiu, na sexta-feira (30/09), missão nas cidades de Hamburgo, Minden e Berlim, na Alemanha, onde conheceu os conceitos e a prática no campo da economia circular. Após entrar em contato com a experiência do país europeu, a comitiva brasileira se comprometeu a ampliar o debate em território nacional e traçar novas estratégias voltadas para o segmento, especialmente no desenvolvimento de profissionais para atuar nessa nova temática.

Cooperação entre o Brasil e a Alemanha permite conhecer boas práticas de economia circular

A economia circular é um novo modelo econômico de produção e de consumo baseado na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de produtos, de materiais e de recursos, o que necessita da contratação de novos profissionais. Diante dessa nova realidade, o MEC busca fomentar a política de formação de novos profissionais, em especial no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica. A possibilidade de estabelecer parcerias no campo da educação tecnológica também foi outra pauta levantada na ocasião.

Dentre as ações desenvolvidas durante a missão, destaca-se a visita à planta de biogás e compostagem, na cidade de Hamburgo, uma das mais antigas do país, onde foi detalhado o funcionamento da usina e do sistema de classificação de lixo orgânico, unidade referência nessa área. A empresa pública de gestão de resíduos sólidos da localidade possui 12 estaleiros de reciclagem e lojas de segunda mão, com coleta seletiva, reutilização e abordagens inovadoras na gestão.

Também fez parte do itinerário uma visita à Universidade de Tecnologia de Hamburgo, oportunidade em que foram apresentados o cultivo e a utilização de algas, a reciclagem de polímeros e as opções para biopolímeros. Além disso, entraram no roteiro temas como Recursos Humanos e Educação Ambiental, com enfoque nas competências para as novas tecnologias dentro da economia circular; formação profissional moderna, legislações e estratégias de proteção climática e educação ambiental na Alemanha e perspectivas para o Brasil.


LEIA TAMBÉM: Gás natural tem importante papel na transição energética

Economia Circular

O Centro Regional de Tratamento de Resíduos Sólidos “Pohlsche Heide”, de Minden, também foi visitado e, na ocasião abordou-se assuntos referentes à triagem mecanizada de recicláveis, à planta de biogás com purificação para biometano, ao aterro de resíduos estabilizados biologicamente, à compostagem de podas e, à produção de Combustível Derivado de Resíduos (CDR).

 Ainda na mesma cidade, houve uma visita à Fábrica de Reciclagem Inteligente, para conhecer o projeto pioneiro do Centro Regional de Competência e Inovação para a Reciclagem e a Economia Circular. O projeto foi concebido para atendimento das condições legais da Alemanha e enfrentamento dos desafios da transição energética e da proteção climática.

 Nos dois últimos dias, em Berlim, os brasileiros conheceram a empresa pública de limpeza urbana Berliner Stadtreinigung (BSR), responsável pela gestão de resíduos na cidade e a planta de biodigestão, que aproveita o biometano em caminhões de coleta.

 Por fim, destaca-se a última atividade, que foi uma palestra proferida pelo especialista no tema professor Klaus Schwab, cuja perspectiva histórica sobre o processo da reciclagem e da economia circular na Alemanha e no Brasil promoveu reflexões no grupo e explicitou os desafios que ambos os países terão pela frente na temática a respeito da redução, da reutilização, da recuperação e da reciclagem de produtos, de materiais e de recursos.

Fonte: GOV.

LEIA TAMBÉM: Biometano no Brasil pode levar a ‘economia’ de US$ 137 bi
Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »