saneamento basico

60% das águas subterrâneas da China estão poluídas

Os níveis de poluição da China mais uma vez chamam atenção da comunidade internacional. O desenvolvimento econômico do país não caminha junto ao cuidado ambiental. Isso pode ser visto nas constantes informações sobre a qualidade do ar e agora, mais recentemente, com o Ministério do Meio Ambiente alertando para a poluição da água.

Não bastasse a informação de que 16% das terras do país estão contaminadas, um novo relatório ministerial afirma que cerca de 60% da água subterrânea da China está tão poluída que é perigoso ingeri-la sem que antes seja tratada.

Os testes foram realizados no ano passado em 203 cidades, de acordo com a Agência France Presse. O documento aponta a qualidade da água como “muito pobre” ou “relativamente pobre”. Em números, constatou-se que a porcentagem de água não potável aumentou, passando de 57,4% para 60% entre 2012 e 2013.

O Centro de Pesquisa de Nanjing da Academia Chinesa de Ciências Geológicas encontrou produtos químicos cancerígenos, quando monitorou o lençol freático do rio Yangtzé, no leste da China, segundo o jornal independente Epoch Times.

Também foram detectados produtos químicos orgânicos que afetam o sistema nervoso, rins e fígado. O mais agravante nessa situação é que as águas subterrâneas representam a maior parte do abastecimento de água potável da região.

Fonte: CicloVivo
Veja mais: http://ciclovivo.com.br/noticia/60-das-aguas-subterraneas-da-china-estao-poluidas

Últimas Notícias:
Regulação Hídrica ESG

Regulação hídrica e os desafios ESG

O relatório destaca eixos com impacto direto sobre o setor produtivo: regulação dos usos da água, fiscalização, estrutura tarifária e diretrizes para a prestação dos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário.

Leia mais »
Ebook Gestão Pública Sustentável

E-book: Gestão Pública Sustentável

O mundo atravessa um período de rápidas transformações socioeconômicas, ambientais, tecnológicas e culturais, acompanhadas por intensa urbanização e pela forte sensação de que há uma crise de governança e de valores para alcançar uma visão de futuro capaz de enfrentar os desafios que se colocam neste ritmo acelerado.

Leia mais »