saneamento basico

Qual a porcentagem da população rural latino-americana que têm acesso a saneamento?

População RuralOs dados coletados pelo Programa Conjunto de Monitoramento (PCM 2015a) indicam que houve um crescimento constante de acesso à cobertura de água e saneamento rural na América Latina e no Caribe.

Sobre a questão do saneamento ou manipulação adequada dos excrementos, estima-se que 64% da população rural da América Latina e o Caribe tiveram acesso a saneamento melhorado em 2015; em alguns países, teria havido um aumento dramático nesta matéria.

É o caso do Equador, Honduras e Paraguai, que se destacam por sua impressionante melhora, tendo aumentado a cobertura em mais de 25 por cento desde 2000, enquanto níveis mais baixos são mantidos na Bolívia e Haiti.

Por outro lado, também têm melhorado a cobertura de acesso à água potável, e no ano 2015, 84% da população rural teve acesso a um serviço de água melhorada.

Países que aumentaram significativamente a sua cobertura de acesso à água potável desde 2000 foram Paraguai (43%), Chile (25%), El Salvador (22%) e a Bolívia (21%).

Informação obtida do informe Agua potable y saneamiento en la nueva ruralidad de América Latina elaborado por CAF

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »