saneamento basico

Acordo entre Estados autoriza São Paulo a iniciar a transposição do Jaguari

Os governadores de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais assinaram nesta quinta-feira (27) um acordo no STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a retirada de água da bacia do rio Paraíba do Sul.

O acordo permite a São Paulo iniciar o processo de contratação das obras para a transposição do rio Jaguari.

No início da crise hídrica deste ano, o governo de São Paulo anunciou que faria uma obra para transpor água do rio Jaguari para as represas do sistema Cantareira, que nesta quinta-feira (27) opera com 9,1% de sua capacidade. Rio Minas reclamaram da decisão porque a água do Jaguari está em São Paulo, mas abastece o Paraíba do Sul, usado pelos três Estados.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, entrou então com uma ação no STF para barrar a decisão de São Paulo. O ministro responsável pela ação, Luiz Fux, convocou uma audiência de conciliação nesta quinta-feira com a presença dos governadores Geraldo Alckmin (SP), Luiz Fernando Pezão (RJ) e Alberto Pinto Coelho (MG), além de representantes do governo federal.

No acordo firmado, os governadores concordaram em apresentar uma proposta conjunta para o uso da água do Jaguari por São Paulo até 28 de fevereiro de 2015. Essa proposta está sendo elaborada por um grupo técnico, formado por representantes de todas as partes.

Pelo acordo, São Paulo ganhou o direito de iniciar as licitações para fazer as obras necessárias para a transposição. Segundo o ministro, São Paulo foi autorizado a iniciar imediatamente os processos de concorrência para essa obra.

O ministro Luiz Fux elogiou o acordo firmado entre as partes e disse que todos cederam. Os três governadores deram entrevistas dizendo que todos os Estados vão ganhar com o acordo.

Os governadores do Rio de Janeiro e de Minas Gerais disseram que ficará garantido o volume de água para uso futuro desses Estados e que serão feitas obras para reduzir a poluição no Paraíba do Sul.

O secretário de Planejamento do governo de São Paulo, Julio Semeghini, explicou que ficou garantido que Rio de Janeiro e Minas Gerais não terão a quantidade de água reduzida e que São Paulo usará cerca de 3% da vazão que vai para o Rio.

Ele afirmou que o governo paulista está terminando os preparativos para a concorrência que deverá ocorrer em até 90 dias. Segundo ele, a previsão da obra é durar 14 meses o que não terá efeitos sobre a atual crise hídrica.

Últimas Notícias:
Marco Legal do Saneamento Básico impulsiona cobrança da taxa de lixo

Marco Legal do Saneamento Básico impulsiona cobrança da taxa de lixo

Cobrada em algumas cidades há décadas e recém-implantada em outras, a chamada “taxa de lixo” tem ganhado espaço nos debates públicos do Alto Tietê. Embora a medida costume gerar resistência da população, especialistas afirmam que a cobrança deixou de ser apenas uma opção das prefeituras e passou a ser uma exigência legal prevista na Lei Federal nº 14.026/2020, conhecida como Novo Marco Legal do Saneamento Básico, que determina que os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos tenham sustentabilidade econômico-financeira, ou seja, uma fonte específica de arrecadação.

Leia mais »
SC ganha sistema para dar transparência à logística reversa

SC ganha sistema para dar transparência à logística reversa

Melhorar a transparência na gestão de resíduos e criar mecanismos mais eficientes. Para acompanhar os resultados da logística reversa estão entre os desafios de Santa Catarina para avançar na economia circular. Para atender a essa demanda, o estado ganhou uma nova plataforma digital. Com ela, será possível acompanhar, de forma integrada, todo o fluxo da logística reversa no estado.

Leia mais »
Você usaria água de reúso

Você usaria água de reúso?

Imagine a seguinte situação: você lava o carro com água potável. Depois, rega o jardim com água potável. Dá descarga no vaso sanitário usando água potável. Agora pense por um instante: será que todas essas atividades realmente precisam utilizar uma água com qualidade para consumo humano?

Leia mais »
Sistema Cantareira passará a operar na Faixa de Alerta em julho

Sistema Cantareira passará a operar na Faixa de Alerta em julho

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas). Informam que o Sistema Cantareira, principal manancial de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, passará a operar na Faixa 3 – Alerta a partir de 1º de julho. A medida segue o que estabelece a Resolução Conjunta nº 925, de 29 de maio de 2017.

Leia mais »
Por que concessionárias estão substituindo leituras mensais por monitoramento contínuo EOS Systems

Por que concessionárias estão substituindo leituras mensais por monitoramento contínuo | EOS Systems

No setor de saneamento, o modelo tradicional de leituras mensais está rapidamente se tornando obsoleto. Isso porque vazamentos invisíveis, fraudes e perdas operacionais não podem mais esperar 30 dias para serem detectados. Por isso, concessionárias estão migrando para o monitoramento contínuo, adotando tecnologia que transforma dados em decisões estratégicas em tempo real.

Leia mais »