saneamento basico

Aeroporto sustentável é construído na Rússia

Enquanto parte da Rússia está imersa em clima de tensão geopolítica, o aeroporto de Pulkovo, em São Petersburgo, já recebe passageiros e se destaca por suas alternativas de sustentabilidade. Com capacidade atual para abrigar 12 milhões de pessoas por ano, o aeroporto utiliza estratégias de eficiência energética, reduzindo boa parte do consumo de eletricidade e das emissões de carbono.

O projeto faz parte do novo planejamento da rede de transportes de São Petersburgo, que pretende fazer do aeroporto um novo cartão postal da cidade. Segundo o site InHabitat, as fachadas e janelas do local foram elaboradas com materiais que absorvem e controlam a entrada dos raios de sol, permitindo a iluminação natural, e ainda evitam o superaquecimento durante o verão. Além disso, a parte superior da construção suporta grandes variações de temperatura.

O aeroporto de Pulkovo foi projetado pelos profissionais do escritório Grimshaw Architects, que uniram a simplicidade dos materiais a vários detalhes de construção, apostando na redução de impactos. Erguida com madeira sustentável, a cobertura do aeroporto tem os traços de um origami, e a parte superior também permite a entrada da luz natural nos amplos espaços do aeroporto.

Os traços do novo terminal resgatam os formatos das ilhas e das pontes que cortam a cidade, com objetivo de reforçar a identidade do cenário urbano ao aeroporto. O local já está em funcionamento, mas as obras deverão ser concluídas apenas em 2017, fazendo com que a estrutura do aeroporto seja capaz de abrigar mais de 17 milhões de passageiros todos os anos.

Fonte: CicloVivo
Veja mais: http://ciclovivo.com.br/noticia/aeroporto-sustentavel-e-construido-na-russia

Últimas Notícias:
Certame da Saneago atrai apenas um grupo

Certame da Saneago atrai apenas um grupo

Dois dos três lotes ofertados ficaram sem oferta; problemas na modelagem afastaram grandes investidores. O leilão de Parcerias Público-Privadas (PPPs) da Saneago (estatal de saneamento de Goiás) atraiu o interesse de apenas um grupo, o Consórcio Águas do Cerrado, que entregou proposta para somente um dos três lotes da licitação, apurou o Valor.

Leia mais »
Rede de esgoto avança na Maré e beneficia a Baía de Guanabara

Rede de esgoto avança na Maré e beneficia a Baía de Guanabara

Obras de saneamento, de R$ 120 milhões, vão até o fim de 2027 e incluem tronco coletor de 4,5kms e 18kms de tubulações

O cenário do Complexo da Maré — formado por 16 favelas — está em transformação, com um vaivém de operários e máquinas. Equipes instalam manilhas de até 1,50 metro de diâmetro e escavam poços para avançar nas obras de saneamento iniciadas pela Águas do Rio, que têm como objetivo beneficiar, segundo a concessionária, 200 mil pessoas.

Leia mais »