saneamento basico

Barragem de Jucazinho atinge 1% do volume total

A barragem de Jucazinho, localizada no município de Surubim, Agreste, chegou a 1% do volume total, conforme aponta o boletim de monitoramento de reservatórios da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgado nesta segunda-feira (18). Com este índice, a barragem atingiu o menor nível de capacidade total desde 1º de junho de 2000, quando começou a ser monitorada pela Apac.

De acordo com a agência, Jucazinho atingiu o volume morto em novembro de 2015, quando chegou a 2,52% do total. A barragem tem capacidade para comportar 327.036.000 m³ de água. As chuvas registradas durante o sábado (16) e o domingo (17) não foram suficientes para aumentar o volume do reservatório.

Em Pernambuco as chuvas mais intensas foram na Região Metropolitana e Zona da Mata. No Agreste e Sertão houve chuvas fracas e isoladas, conforme informou a agência.

Aproximadamente 300 mil pessoas estão recebendo água de Jucazinho, segundo o gerente regional do Alto Capibaribe da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Mario Heitor Filho.

Os municípios abastecidos pela barragem são: Cumaru, Passira, Riacho das Almas, Santa Cruz do Capibaribe, Salgadinho, Surubim, Casinhas, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério, Frei Miguelinho, Vertentes e Toritama.

‘Menor percentual’
Em outubro de 2015 a gerente regional da Compesa, Nyadja Menezes, afirmou que Jucazinho havia atingido o “menor percentual de toda a vida útil da barragem”. No mesmo mês a gestora explicou que por Jucazinho ter atingido o volume morto, seria feita uma obra emergencial para que a água pudesse ser utilizada.

Fonte: G1
Foto: Reprodução / TV Globo

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »