saneamento basico

Chuvas em março tiram barragens de situação de colapso no Sertão de PE

Reservatórios de Brejinho e Itapetim voltaram a acumular água, diz Compesa. Volume deve suprir demanda de abastecimento nas cidades por até 3 anos.

As chuvas do mês de março encheram barragens que estavam em colapso nos municípios de Brejinho e Itapetim, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o volume de água acumulado nos reservatórios deve suprir a demanda de abastecimento por até três anos, caso não volte a chover.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou que em março choveu 262,5 milímetros em Itapetim e Brejinho registrou 335,3 milímetros de chuva acumulada no mesmo período.

De acordo com a Compesa, a água voltou a abastecer as torneiras em Brejinho na terça-feira (5), após um ano de abastecimento por carros-pipa. As barragens de Serraria e Mãe D’Águas, que atendem o município, acumularam em março 17,6% e 100% dos volumes, respectivamente.

Em Itapetim, a Companhia informou que o fornecimento vai voltar após três anos de colapso. O manancial de Boa Vista está com 51% da capacidade total de 1.632 milhões de m3 e a barragem de Caramucuqui encheu completamente, segundo informou a assessoria.

O gerente regional do Alto Pajeú, Sérgio Bruno Cavalcanti, disse que a rede de distribuição passa por ajustes em Brejinho devido ao tempo em que a água ficou sem passar pelas tubulações. Segundo ele, “a expectativa é que a cidade fique com água todos os dias”.

Em Itapetim, o atendimento deve ser iniciado em até 15 dias. “Estamos montando um novo calendário para iniciarmos a distribuição através de rodízio. Esperamos manter este formato até aumentarmos a capacidade da Estação de Tratamento de Água local, cujo projeto de ampliação está sendo elaborado”, explicou o gerente.

Tabira e São José do Egito
No distrito de Borborema, em Tabira, no Sertão pernambucano, o uso de carros-pipa para abastecimento está sendo dispensado, segundo informou a Compesa. A barragem Travessão, que estava em colapso desde fevereiro, acumulou 30% de água. Segundo a assessoria da Companhia, o abastecimento deverá voltar ao distrito até o próximo fim de semana, seguindo o esquema de três dias com água para cinco sem água.

Em São José do Egito, também no Sertão, o abastecimento será ampliado até maio. A recuperação dos mananciais São José I e São José II, com volumes acumulados de 50% e 37,6%, respectivamente, vai permitir que até 80% da cidade fiquem fora do rodízio a partir de maio – informou a assessoria da Compesa.

Fonte: G1
Foto: Divulgação/Ascom Compesa

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »