Sustainability & Diversity through Chemistry: sustentabilidade e diversidade através da química. Este é o tema da 46ª edição de um dos eventos mais importantes da disciplina, que acontece pela primeira vez na América do Sul, em São Paulo. O IUPAC World Chemistry Congress (Iupac-2017) acontece de 9 a 4 de julho de 2017, mas a inscrição de trabalhos vai somente até o dia 8 de janeiro. A escolha do Brasil aconteceu na 47ª Assembleia Geral da Iupac, em 2013, na Turquia.
Os professores da USP Adriano Andricopulo e Luiz Catalani estão na organização do evento, cuja ideia é conectar todos os campos da química em volta da temática, com um programa científico elaborado para proporcionar uma ampla cobertura das principais áreas de interesse para os profissionais e pesquisadores. Ele prevê sessões científicas de alto nível, palestras plenárias e sessões paralelas, além de apresentações de pôsteres e oficinas de jovens cientistas sobre 12 temas principais, incluindo mais de 100 simpósios. Os 12 tópicos principais são: Química Analítica e Alimentar; Educação em Química; Química para Inovação da Indústria; Química CS; Energia, Água e Ciências Ambientais; Química Verde e Biotecnologia; Química Inorgânica e Estrutural; Macromoléculas e Materiais; Química Medicinal e Bioquímica; Nanociência e Tecnologia; Produtos Naturais e Biodiversidade; e Química Física, Biofísica e Computacional.
Durante o encontro, os cientistas apresentarão novas pesquisas multidisciplinares, conhecerão as últimas novidades em suas áreas de interesse e estabelecerão uma rede com colegas de todo o mundo. Prêmios Nobel e líderes mundiais vão compartilhar histórias e experiências inspiradoras sobre temas de grande relevância. As apresentações orais selecionadas a partir de resumos (pôsteres) fornecerão uma plataforma para pesquisadores de todos os níveis apresentarem seus resultados, discutir e trocar informações com os participantes.
Cientistas da América Latina são especialmente incentivados a apresentar suas descobertas recentes, e será dada especial ênfase ao intercâmbio entre a academia e a indústria. A colaboração com a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) permitirá discutir temas de interesse para as empresas e ampliar a visão de ambas as partes em termos de colaboração. O professor do Instituto de Química (IQ) da USP e secretário adjunto, Roberto Torresi, também do comitê organizador, conta que, além dos simpósios normais do evento organizados por professores universitários, haverá simpósios organizados apenas por membros da Abiquim, além de um workshop fechado para as indústrias que são membros da Abiquim.
Além disso, em 2017 a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) celebrará seu 40º aniversário ajudando a organizar este congresso em conjunto com seu 40º Encontro Anual e a 49ª Assembleia Geral da Iupac. A Sociedade Brasileira de Química é a organização nacional parceira da Iupac no Brasil e uma das mais representativas associações científicas da América Latina. Haverá um simpósio especial em comemoração aos 40 anos da SBQ, além de outros simpósios especiais, um em homenagem às mulheres na química e outro com uma discussão envolvendo jovens pesquisadores da área.
“Virão pessoas de todas as partes do mundo, incluindo jovens pesquisadores que vão discutir como a química é vista pela sua geração e o que se espera para a formação de novas lideranças na química. Então, é um congresso grande e diverso, com o qual esperamos ter um grande impacto, tanto na ciência quanto na indústria brasileira”, explica Torresi.
O local de realização é o Centro de Eventos do World Trade Center (Av. Nações Unidas, 12.551, São Paulo).
Mais informações: site http://www.iupac2017.org
Fonte: Jornal da USP