saneamento basico

Consumo de água no DF cai em 2017

Consumo de água no DF: Apesar da redução, uso diário por pessoa ainda está acima do máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 110 litros

Dados da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) mostram que o consumo de água na capital diminuiu, mas ainda não há previsão para o fim do racionamento. De acordo com a Caesb, em 2014 uma pessoa consumia 189 litros de água por dia, o volume diminuiu para 147 litros em 2016 e chegou a 129 litros em 2017.

Apesar da redução, o consumo ainda está acima do máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 110 litros por dia por pessoa.

A queda, porém, não é homogênea em todas as áreas do DF. O Lago Sul, região nobre de Brasília, concentra os maiores índices de consumo por habitante, chegando a 366 litros por dia. Por outro lado, Fercal, Itapoã e Estrutural têm as menores taxas de uso de água, com 55 litros, 57 litros e 58 litros, respectivamente.

Consumo de água no DF

A região do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), que concentra empreendimentos comerciais, tem taxa de consumo considerada alta, de 1.161 litros por dia por habitante. “No SIA, a população considerada residente é baixa, mas o consumo é alto por se tratar de um setor de comércio e indústria, onde um número relativamente grande de pessoas trabalham, mas não moram”, esclareceu o presidente da Caesb, Maurício Luduvice.

Conta mais cara


Apesar da redução no consumo, a conta de água poderá ficar mais cara este ano. O motivo é a redução de quase 5% no faturamento da Caesb. Além disso, a empresa afirma que os gastos com pagamento de horas extras de funcionários aumento consideravelmente após o início do racionamento.

“O aumento de horas-extras, a queda de faturamento em função da redução do consumo e o volume de investimentos feitos pela Caesb para aumento de produção de água e redução de perdas no sistema de abastecimento, tudo isso, impacta, sim, no cálculo anual da tarifa, que é feito em maio para entrar em vigor a partir de 1º de junho”, disse a companhia em nota.

Fonte: Destak

Consumo de água no DF

 

Últimas Notícias: