saneamento basico
Imagem Firjan evento diálogos sobre obrigações ambientais

Diálogos sobre Obrigações Ambientais da Indústria

Imagem Oficial do Evento

 

Firjan orienta sobre obrigações ambientais

Sobre o Evento

A Firjan promove entre 8 e 10 de março, de 10h às 11h30, os Diálogos sobre Obrigações Ambientais da Indústria, com o objetivo de atualizar os empresários do estado do Rio de Janeiro sobre suas obrigações legais junto aos órgãos ambientais.

O evento on-line vai apresentar painéis com temas considerados prioritários pela indústria, como segurança hídrica, gestão de resíduos sólidos e lançamento de efluentes em corpos hídricos.

As empresas associadas à Firjan poderão tirar dúvidas, por videoconferência, nos balcões de atendimento exclusivo, com técnicos de órgãos ambientais. As inscrições devem ser feitas até 06/03 pelo e-mail [email protected].

Programação:
08/03 – NOP INEA 45 e novo Sistema Procon Água

Participantes:
Isaac Plachta – Presidente do Conselho Empresarial do Meio Ambiente da Firjan
André Leone – Gerente do Complexo de Laboratórios do INEA
Rodrigo Longo – Coordenador Pesquisa e Tecnologia na Grupo Águas do Brasil
Lilian Pereira Machado – Analista Técnica do Sistema Procon Água do Inea
Moderadora: Andrea Cristina Galhego Figueiredo Lopes – Especialista em Sustentabilidade da Firjan

09/03 – Reportes relacionados ao gerenciamento de resíduos: Manifesto de Transporte (MTR), Inventário de Resíduos Industriais, Ato Declaratório de Embalagens para logística reversa e mais

Participantes:
Jorge Peron | Gerente de Sustentabilidade da Firjan (Abertura institucional)
Alberto da Rocha Neto | Analista Ambiental Ministério do Meio Ambiente
Victor Hugo Rique – Chefe de Serviço do MTR do Inea
Odilon Amado – Diretor da ABETRE
Jaqueline Alvarenga – coordenadora de Resíduos Sólidos – SUPGERS da SEAS
Moderadora: Carolina Zoccoli – Especialista em Sustentabilidade da Firjan

10/03 – PL nº 10.108/2018 – Normas sobre o abastecimento de água por fontes alternativas – Reúso; PL 4.546/2021 – Marco Hídrico: Alterações na Política Nacional de Recursos Hídricos; Lei Estadual RJ nº 9.043/2020 – Programa Estadual de reúso de ETE’s para fins industriais

Participantes:
Maria do Socorro – Especialista em Políticas e Indústria da CNI
Wilson Melo – Diretor de Recursos Hídricos e de Revitalização de Bacias Hidrográficas – DRHB| MDR
Gisele Boa Sorte – Superintendente de Recursos Hídricos da SEAS
Cristiane Collet Battiston – Coordenadora do Projeto da Lei do Marco Hídrico / MDR
Moderação: Jorge Peron – Gerente de Sustentabilidade da Firjan

Fonte: Firjan

 

Últimas Notícias:

Copa do Mundo do Saneamento: se o critério de classificação do mundial fossem as condições sanitárias, o Brasil seria eliminado na segunda fase (16 avos de final). O Japão levantaria a taça

Levantamento da ABES- SP compara os índices de saneamento entre todos os países que participam do torneio. O especialista da ABES-SP, Álvaro Diogo Teixeira, ressalta que o estudo é importante, em tempos de celebração do esporte, para evidenciar que ainda há bilhões de pessoas no planeta sem acesso à água e ao saneamento.

Leia mais »
Governo de Minas Gerais levanta R$ 8,4 bi com privatização da Copasa (1)

Enquanto a Espanha passa anos debatendo sem chegar a uma decisão, a França dá um exemplo ao transformar estações de tratamento em uma reserva estratégica para fortalecer os reservatórios

A escassez hídrica exige soluções inovadoras e eficientes em todo o continente europeu. Diante da crise atual, o território francês adota medidas avançadas para reaproveitar recursos hídricos descartados, mitigando os impactos severos da falta de água e garantindo o abastecimento seguro da população.

Leia mais »