São direitos civis de cada indivíduo a proteção de relações sociais, econômicas e políticas, entre as quais o direito à saúde e à educação; e são deveres do cidadão o respeito às leis do país, à sua defesa e o pagamento de impostos.
Fazer parte de um Estado e viver em sociedade é vincular-se a direitos e deveres aprovados por leis que disciplinam a vida de toda e qualquer comunidade, incluindo os direitos e o respeito à legislação ambiental.
A necessidade de estabelecer a relação entre cidadania e meio ambiente está expressa no direito do indivíduo ter um meio ambiente saudável e no dever que cada um tem de defender a preservação e o equilíbrio dos recursos naturais e da biodiversidade, conforme a Constituição, acordos, tratados internacionais e leis ambientais instituem.
O ecocidadão é a pessoa consciente e que busca qualidade de vida no planeta Terra. É o indivíduo sintonizado com as questões da escassez da água, com o desmatamento crescente, com a caça predatória e o tráfico de animais, com os problemas decorrentes do modelo de consumo adotado por uma determinada sociedade, que descarta mais e mais lixo no planeta, que contamina o ar que todos respiram e que altera as condições climáticas, que polui rios, mananciais e mares…
Durante a Fenasan 2025, a Vibropac apresentou sua nova parceria com a empresa finlandesa Dewa, fabricante de raspadores de lodo e espuma para tanques de decantadores.
Durante a Fenasan 2025, a Atlantium destacou suas soluções de desinfecção por radiação ultravioleta, que combinam fibra óptica e UV para oferecer alta eficiência e redução de custos operacionais.
A ASP Serviços Industriais utiliza há mais de 20 anos tecnologias de ponta para inspeção e limpeza de reservatórios e tubulações. Atuando no mercado de Óleo & Gás, recentemente a empresa passou a oferecer algumas de suas tecnologias para o Saneamento.
A Ecosan anunciou durante a Fenasan 2025 o início das obras de sua nova fábrica em Sorocaba (SP), localizada no Parque Tecnológico, um polo de inovação que abriga o SaneHub.