Elevação do nível do rio Tietê muda forma de captar água em Araçatuba

Por causa da estiagem, empresa investiu R$ 2 milhões em bomba móvel. Desde agosto de 2014, por conta da estiagem, empresa mudou captação.

Com a elevação do nível do rio Tietê, por causa das chuvas da última semana, a empresa que administra o serviço de água e esgoto de Araçatuba (SP), a Samar, mudou nesta quinta-feira (21) a forma de captação da água do rio, que é usada para abastecer parte da cidade.

De acordo com medições da empresa, o nível do rio Tietê subiu cerca de cinco metros nas últimas semanas. As águas, que há mais um ano haviam baixado cerca de oito metros no perímetro de captação e afastado cerca de 80 metros da margem original, agora já atingem a canaleta da estação.

Desde agosto de 2014, por conta da estiagem,a Samar realizava a captação por uma estrutura flutuante, montada com bombas e mangotes, para puxar a água do meio do rio e enviar até a estação, porque a estiagem havia secado as margens do rio, impossibilitando o funcionamento da estação. A medida emergencial, que teve o investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, garantiu o abastecimento de água para 55 mil habitantes da região norte da cidade.

Comportas
As comportas da usina hidrelétrica Três Irmãos, em Andradina (SP), foram abertas nesta quarta-feira (20) por causa do nível da água. As quatro comportas vão ficar abertas por tempo indeterminado. A determinação é do Operador Nacional do Sistema e são três milhões de litros de água por segundo.

Fonte: G1
Foto: Reprodução/TV TEM

Últimas Notícias:

Demanda chinesa por sucata pressiona transição energética

Produto intensivo no uso de energia, o alumínio tem na reciclagem um dos principais caminhos para a descarbonização dessa indústria. A economia energética na fabricação chega a 95% com o reaproveitamento do material. A produção de um alumínio mais limpo, no entanto, tem esbarrado em dificuldade de acesso ao seu principal insumo, a sucata, devido, sobretudo, ao interesse chinês pela matéria-prima.

Leia mais »
Saneamento básico reduz doenças e melhora a qualidade de vida

Saneamento básico reduz doenças e melhora a qualidade de vida

O Dia Nacional da Saúde, celebrado em 5 de agosto, reforça a importância de ações capazes de promover qualidade de vida e bem-estar para a população. Entre elas, o saneamento ocupa papel fundamental. A ampliação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto contribui diretamente para a prevenção de doenças. Além disso, melhora as condições de saúde pública.

Leia mais »

O mito da vez é a ideia de que a criação de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) seria, por si só, um método para “burlar uma licitação”.

Na verdade, ocorre exatamente o contrário: o próprio ordenamento jurídico prevê a constituição da SPE. A Lei de PPPs, por exemplo, determina que o parceiro privado constitua uma SPE para implantar e gerir o empreendimento. Ou seja, a suposta “fraude à licitação” é um requisito legal da operação. Na Lei de Concessões, a figura é facultativa e sujeita a uma escolha racional de projeto a projeto.

Leia mais »