saneamento basico

Elevação do nível do rio Tietê muda forma de captar água em Araçatuba

Por causa da estiagem, empresa investiu R$ 2 milhões em bomba móvel. Desde agosto de 2014, por conta da estiagem, empresa mudou captação.

Com a elevação do nível do rio Tietê, por causa das chuvas da última semana, a empresa que administra o serviço de água e esgoto de Araçatuba (SP), a Samar, mudou nesta quinta-feira (21) a forma de captação da água do rio, que é usada para abastecer parte da cidade.

De acordo com medições da empresa, o nível do rio Tietê subiu cerca de cinco metros nas últimas semanas. As águas, que há mais um ano haviam baixado cerca de oito metros no perímetro de captação e afastado cerca de 80 metros da margem original, agora já atingem a canaleta da estação.

Desde agosto de 2014, por conta da estiagem,a Samar realizava a captação por uma estrutura flutuante, montada com bombas e mangotes, para puxar a água do meio do rio e enviar até a estação, porque a estiagem havia secado as margens do rio, impossibilitando o funcionamento da estação. A medida emergencial, que teve o investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, garantiu o abastecimento de água para 55 mil habitantes da região norte da cidade.

Comportas
As comportas da usina hidrelétrica Três Irmãos, em Andradina (SP), foram abertas nesta quarta-feira (20) por causa do nível da água. As quatro comportas vão ficar abertas por tempo indeterminado. A determinação é do Operador Nacional do Sistema e são três milhões de litros de água por segundo.

Fonte: G1
Foto: Reprodução/TV TEM

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »