saneamento basico

Empresa pode ser multada por infração ambiental no Rio Tietê/SP

A empresa de produtos químicos responsável por uma montanha de espuma branca no Rio Tietê pode ser multada por infração ambiental.

A situação observada em Salto, próximo à região metropolitana de São Paulo, foi causada pelo despejo de produtos de limpeza na água, de acordo com a Companhia Ambiental do Estado.

Segundo a Cetesb, com a chuva, o material de limpeza da Química Amparo atingiu o sistema de drenagem e seguiu para o Córrego do Ajudante, que fica na cidade. A ouvinte Rita, que visita o município todo fim de semana, afirma que está preocupada com os impactos da espuma no meio-ambiente.

Em 2014, o córrego, que corta a cidade de Salto, enfrentou o mesmo problema. Naquela época, a explicação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo foi a falta de tratamento de esgoto. Na ocasião, foram retiradas 40 toneladas de peixes mortos.

Infração ambiental

A Cetesb afirmou que está avaliando as medidas administrativas que serão aplicadas por causa da infração ambiental.

Em nota, a Química Amparo disse que está atuando em conjunto com os órgãos responsáveis e colaborando com a análise do caso, a fim de manter o compromisso de cuidado da natureza e das pessoas.

Fonte: Band News

Últimas Notícias:
Nível da água em SP mantém queda 1 mês após plano de contingência

Nível da água em SP mantém queda 1 mês após plano de contingência

Um mês depois da publicação de um plano para economizar água, o “volume útil” dos reservatórios da região metropolitana de São Paulo registrou queda. Em 24 de outubro, quando a Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) estipulou critérios para contenção do consumo, o nível do sistema integrado estava em 28,7%. Na segunda-feira (24.nov.2025), o nível estava em 26,6%.

Leia mais »