saneamento basico

Escola do DF constrói sistema de reúso de água para manter horta

Em meio ao racionamento, o Jardim de Infância da 404 Norte encontrou uma boa solução para manter a irrigação da hortinha, que é motivo de orgulho dos funcionários do colégio há 14 anos.

Com alguns metros de encanamento e uma caixa d’água de 500 litros, a escola construiu um sistema de reúso da água do bebedouro para regar as hortaliças.

O sistema sustentável foi inaugurado nesta quinta-feira (30/3), em clima de comemoração. “Por dia, o bebedouro jogava mil litros de água fora. Agora, redirecionamos esse desperdício para a horta”, diz Vyviane Marques Moraes, professora da equipe de apoio pedagógico e mãe de Mateus, 5 anos, estudante do 2º período e apaixonado por tomates.

A hortinha, além de fazer a alegria de Mateus, representa ainda mais para Vyviane: é uma lembrança do filho João Marcos, 7, ex-aluno do jardim de infância e que perdeu a vida em um grave acidente de carro em 2010, junto com irmão mais novo, Pedro Lucas, 3. “Ele gostava muito da horta, de mexer na terra, de pegar nas plantinhas e experimentar as frutas. Gostava do verde, de brincar com água”, recorda-se.

Trabalho em equipe

Desde fevereiro, pais e funcionários formaram uma força-tarefa para arrecadar dinheiro, canos e a caixa d’água. O trabalho braçal ficou por conta de dois vigias e o avô de um aluno. Foram quatro dias de esforço para deixar a estrutura pronta para uso. A água, que antes era desperdiçada do bebedouro, agora é canalizada para a caixa d’água. Lá, ela é filtrada e bombeada. Serve tanto para molhar a horta quanto a areia do parquinho.

“Fico satisfeito em poder ajudar não só a escola, mas vários pais, que podem confiar em deixar seus filhos aqui. É um incentivo para as crianças”, comemora Izaias Oliveira, bombeiro hidráulico e avô do estudante Wallace.

O projeto ainda ganhou apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e da Administração Regional do Plano Piloto.

Consciência ecológica

Também foram reinaugurados um minhocário e uma composteira para produzir adubo orgânico que será utilizado na hortinha.

“A intenção é gerar uma mudança de hábitos alimentares para que as crianças tenham conhecimento sobre o que é plantado e colhido, além de promover uma conscientização ecológica”, explica Rosimara de Albuquerque, diretora do Jardim de Infância da 404 Norte.

Ela conta que a horta faz parte de um projeto maior, que inclui também a construção de sistemas para reaproveitamento de água da chuva e criação de peixes — conhecido como aquaponia. A ideia é deixar tudo pronto até o fim do ano.

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Fonte: Metrópoles

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »