saneamento basico

Estufa sustentável garante condições perfeitas para vegetais

O jardim botânico de Aarhus, na Dinamarca, passou por uma série de reformas e ganhou uma nova estufa, totalmente sustentável. Inspirado na estrutura para vegetais construída anteriormente, o projeto utiliza materiais de alto desempenho e técnicas de arquitetura inteligente para estimular o crescimento de diversas plantas, reduzindo o uso de iluminação artificial e dando prioridade à ventilação natural.

O projeto da estufa foi apresentado pelos arquitetos do escritório dinamarquês CF Møller, especializado em construções sustentáveis. A estrutura é baseada na estufa construída em 1969, com formato de um caracol. Segundo o site Plataforma Arquitectura, as características do ambiente original foram reproduzidas, a fim de preservar a identidade da primeira construção.

Composta por arquitetos e engenheiros, a equipe responsável pela nova estufa realizou uma série de cálculos para garantir que a luz invada o ambiente interno de acordo com a trajetória do sol. Além disso, as plantas recebem a maior intensidade de luz possível durante os dias nublados e frios, e, no verão, a entrada de luminosidade é regulada pela própria estrutura, que também projeta sombras sobre os vegetais.

A estufa sustentável se transformou numa nova atração turística da cidade, não apenas por reunir diversas espécies de plantas, mas também por reconstruir a importância cultural e ambiental do jardim botânico de Aarhus. Além da estufa, o local também vai abrigar um centro de estudos em botânica.

Fonte: CicloVivo
Veja mais: http://ciclovivo.com.br/noticia/estufa-sustentavel-garante-condicoes-climaticas-perfeitas-para-vegetais

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »