saneamento basico

Gevisa orienta população sobre consumo de água de carro-pipa

A Gerência de Vigilância Sanitária de Campina Grande (Gevisa-CG) está realizando uma campanha de orientação à população sobre consumo de água de carro-pipa. Com o racionamento, as pessoas estão comprando água diretamente aos donos de caminhões-pipa e o objetivo é assegurar que as pessoas comprem água de qualidade a pipeiros que atendam a todos os critérios para o fornecimento.

Os consumidores precisam verificar se o tanque possui o selo visível de inspeção da Vigilância Sanitária, observar se o caminhão-pipa recebeu uma autorização de transporte de água potável e se esta autorização está em dia, analisar as condições externas do tanque, quanta a ferrugem e amassados. Também é necessário que o carro possua a frase “Água potável” em algum local do tanque. Os consumidores devem atentar também se as mangueiras estão velhas e danificadas e solicitar do condutor que informe a procedência, origem, local ou fonte da água captada.

Ao perceber alteração de cor ou qualquer tipo de cheiro e gosto na água, o consumidor deve suspender o fornecimento e ligar urgente para o setor de denúncias da Gevisa, pelo telefone 3310-6178, informando a placa do caminhão. “O consumidor precisa participar do processo de controle da qualidade da água”, disse a coordenadora da Gevisa, Betânia Araújo.

Neste ano, a Gerência de Vigilância Sanitária realizou a inspeção dos carros-pipa que circulam em Campina Grande e vem realizando fiscalizações para evitar que o consumidor compre água sem que os pipeiros atendam aos critérios para a atividade.

Fonte: Paraiba Total

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »