saneamento basico

Gevisa orienta população sobre consumo de água de carro-pipa

A Gerência de Vigilância Sanitária de Campina Grande (Gevisa-CG) está realizando uma campanha de orientação à população sobre consumo de água de carro-pipa. Com o racionamento, as pessoas estão comprando água diretamente aos donos de caminhões-pipa e o objetivo é assegurar que as pessoas comprem água de qualidade a pipeiros que atendam a todos os critérios para o fornecimento.

Os consumidores precisam verificar se o tanque possui o selo visível de inspeção da Vigilância Sanitária, observar se o caminhão-pipa recebeu uma autorização de transporte de água potável e se esta autorização está em dia, analisar as condições externas do tanque, quanta a ferrugem e amassados. Também é necessário que o carro possua a frase “Água potável” em algum local do tanque. Os consumidores devem atentar também se as mangueiras estão velhas e danificadas e solicitar do condutor que informe a procedência, origem, local ou fonte da água captada.

Ao perceber alteração de cor ou qualquer tipo de cheiro e gosto na água, o consumidor deve suspender o fornecimento e ligar urgente para o setor de denúncias da Gevisa, pelo telefone 3310-6178, informando a placa do caminhão. “O consumidor precisa participar do processo de controle da qualidade da água”, disse a coordenadora da Gevisa, Betânia Araújo.

Neste ano, a Gerência de Vigilância Sanitária realizou a inspeção dos carros-pipa que circulam em Campina Grande e vem realizando fiscalizações para evitar que o consumidor compre água sem que os pipeiros atendam aos critérios para a atividade.

Fonte: Paraiba Total

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »