saneamento basico

Ibama multa Petrobras em R$ 12,5 milhões por vazar óleo em Sergipe

O Ibama multou em R$ 12,5 milhões a Petrobras por um vazamento de petróleo em maio nas praias de Atalaia, em Sergipe. Segundo o órgão ambiental, depois de análises laboratoriais a estatal assumiu a responsabilidade pelo acidente, com origem em u emissário submarino.

“Após apuração, concluiu-se que a substância tratava-se de mistura de sulfeto de ferro com traços de óleo, compatível com o petróleo produzido na Bacia de Sergipe-Alagoas”, informou o Ibama por meio de nota.

O Ibama já havia identificado falhas no descarte de água produzida do polo Atalaia, tendo alertado o órgão estadual, responsável pelo acompanhamento do empreendimento, e a própria empresa para regularização da atividade em mais de uma ocasião, segundo nota.

Em julho, a Petrobras deu início a processo de venda de um conjunto de campos de exploração em águas rasas no litoral sergipano. O acidente poluiu uma faixa de 4 quilômetros de praias em Sergipe.

Fonte: O Globo

Últimas Notícias:
Governo aprova resolução para reúso de água no Brasil (1)

Governo aprova resolução para reúso de água no Brasil

O CNRH (Conselho Nacional de Recursos Hídricos), vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, aprovaram, nesta terça-feira (1º de Setembro), norma que estabelece critérios técnicos para garantir a segurança sanitária no reúso direto não potável de água.

Leia mais »
Bacia-esponja pode ser uma alternativa contra inundações

Bacia-esponja pode ser uma alternativa contra inundações

Imagens impressionantes de uma enxurrada na região entre o Nepal e Tibet, na Ásia, atravessaram o mundo. E no Brasil, fizeram recordar as enchentes ocorridas nos últimos anos, em diferentes regiões. Com mais frequência e intensidade, os extremos climáticos têm a mesma origem, o aquecimento global.

Leia mais »