saneamento basico

Mais de 350 pessoas se reúnem em abraço simbólico em homenagem a Hora do Planeta

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) reuniu mais de 350 pessoas no abraço simbólico à lagoa do Parque Lagoa do Japiim, na Zona Sul de Manaus, na noite deste sábado (28).

O evento marcou o terceiro ano consecutivo de adesão de Manaus ao movimento Hora do Planeta, promovido em todo o mundo pela ONG WWF.

Com velas acesas e em silêncio, as centenas de pessoas, entre homens, mulheres e crianças, fizeram uma marcha pela conscientização circundando a lagoa para demonstrar sua preocupação com a conservação dos recursos naturais e os benefícios que geram para o homem.

O abraço aconteceu logo após o desligamento das luzes dos 45 postes de iluminação existentes no parque.

O ato contou com a presença do titular da Semmas, Itamar de Oliveira Mar, e da secretária municipal de Educação Kátia Schweickardt, que destacaram a relevância da adesão ao movimento e o gesto simbólico de apagar as luzes como uma forma de reflexão.

Itamar de Oliveira Mar destacou que 2015 será o ano da revitalização da Lagoa do Japiim. O espaço terá integrado a sua estrutura o novo Horto Municipal de Manaus, a ser construído na segunda etapa do parque.

“O projeto já se encontra em fase de elaboração de orçamento para que possa ser licitado. Teremos aqui um horto-parque que integrará ainda mais a comunidade com o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Manaus na área de produção de mudas e arborização”, explicou.

Iluminação LED

O secretário ressaltou que, assim como o Parque Municipal Ponte dos Bilhares, a Lagoa do Japiim terá a sua iluminação toda em LED, em sintonia com o trabalho que vem sendo realizado na cidade pela Prefeitura.

Na revitalização do parque, serão realizadas também intervenções de readequação dos prédios, incluindo salas, banheiros, anfiteatro e área de convivência, instalação de academia ao ar livre, melhoria da iluminação, pavimentação da pista de caminhada, pintura, revitalização da lagoa, recuperação dos taludes, construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e redirecionamento da rede de canalização dos efluentes tratados, o que se constituirá na solução definitiva para o problema do odor da lagoa.

Referindo-se à Hora do Planeta, a secretária municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt, destacou a importância de todo e qualquer movimento que chame a atenção da sociedade para questões voltadas aos cuidados com o meio ambiente. Ela lembrou que não se pode mais tratar os problemas ambientais como algo futuro.

“É preciso que a população se conscientize e dê atenção especial ao tema. É muito importante não perder de vista, que no coração dos problemas do Brasil estão as questões ambientais. Por meio da educação, podemos começar a melhorar esse processo de conscientização das pessoas, em relação a essa temática, a exiguidade dos recursos e mudanças de comportamento necessárias para construirmos um planeta melhor”.

O evento da Hora do Planeta contou com o apoio da Manauscult, Seminf, WWF, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ciesa, Associação dos Moradores do Japiim, Grupo de Voluntários do Greenpeace, Associação Torcida do Amazonas, Faculdade Estácio do Amazonas, Ideias de Maria, Coletivo Artístico Difusão, Reche Galdeano & Cia Ltda. A organização do evento em Manaus foi do Departamento de Arborização e Paisagismo (Deap) da Semmas, responsável pela gestão do Parque Lagoa do Japiim. Foram distribuídas 300 mudas de espécies frutíferas e ornamentais.

Fonte: Em Tempo

Últimas Notícias: