saneamento basico

Mais de 40 municípios cearenses assinam termo de compromisso para implantação de sistema de saneamento rural

Com o objetivo de implantar o Sistema de Informação de Água e Saneamento Rural (Siasar) nos municípios cearenses, a Secretaria das Cidades realizou uma série de seminários com o apoio do Ministério da Integração e do Comitê Estadual do Siasar.

Um total de 45 representantes já assinaram o termo de compromisso onde os prefeitos se comprometem a apoiar a implantação do Siasar nas localidades rurais.

Durante os encontros, foram apresentadas as propostas da Secretaria das Cidades e do Ministério da Integração, além das propostas da SCidades e do banco KFW para a continuidade do programa Ceará IV / KFW. O último seminário foi concluído nesta semana em Juazeiro do Norte e contou com a presença de representantes e prefeitos da Região do Cariri.

Como forma de assegurar a continuidade da expansão para novos municípios cearenses, a Secretaria garantiurecursos da ordem de R$ 6 milhões, junto ao Ministério da Integração, através do Programa Interáguas, em novembro de 2016.

Comitê Estadual do Siasar

O Comitê Estadual do Siasar é formado por um conjunto de entidades de âmbito estadual e federal, além da Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), que avalia o processo de instalação do Siasar no estado.

O Siasar

O Siasar consiste em uma ferramenta de informação básica e atualizada sobre os serviços de saneamento rural de um país, sendo possível, entre outras funcionalidades, o monitoramento da cobertura, qualidade e sustentabilidade do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário da região, o registro do desempenho dos prestadores de assistência técnica e a transferência de dados estatísticos, cruzando base de dados setoriais. A ferramenta, financiada pelo Banco Mundial, já é utilizada por outros países da América Latina como Costa Rica, Honduras e Peru.

Fonte: MaisFM

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »