saneamento basico

‘Mais Saneamento’ garante melhorias das praias em São Luís/MA

Desde que foi lançado no ano passado pelo Governo do Estado, o Programa ‘Mais Saneamento’ tem ajudado a melhorar gradativamente a qualidade de vida dos moradores de São Luís. Executado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), o Programa visa aumentar de 4% para 70% o tratamento de esgoto na capital, e interfere positivamente na melhoria da balneabilidade das praias.

Dentro das ações contempladas pelo programa, estão a execução de 4 grandes sistemas na capital – Vinhais, Anil, Bacanga e São Francisco; a implantação de 35 novas estações elevatórias de esgoto (EEE), 355km de redes coletoras e interceptores, dos quais pelo menos 85km já foram instalados; a construção de duas novas estações de tratamento de esgoto (ETE), e a reforma das duas já existentes.

A ETE Vinhais, estação de tratamento entregue no início de agosto, é uma das maiores do nordeste, beneficia 350 mil moradores de 48 bairros e vai contribuir para que o índice de esgoto tratado da capital chegue a 40%, progressivamente. A outra nova estação, a ETE Anil, está em obras em estágio avançado.

Juntas, estas ações reafirmam o compromisso estratégico do Governo do Estado em trabalhar para a melhoria da balneabilidade das praias. O laudo divulgado na última quinta-feira (1º), pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), aponta resultados positivos colhidos pelo ‘Mais Saneamento’.

Nas análises feitas no período de 20 e 28 de agosto pelo Laboratório de Análises Ambientais (LAA) da Sema, a orla de São Luís apresenta situação muito diferente da que vinha sendo visto há algum tempo, indicando que mais de 90% dos pontos das praias de São Luís e São José de Ribamar, onde foram coletadas amostras de água, estão aptos para os banhistas.

“O laudo apresentado pela Sema apresenta a soma de todas as ações que a Caema vem executando, mediante expressa determinação do governador Flávio Dino de quem recebemos, dentre várias outras determinações, a de recuperar a qualidade das praias de São Luís”, avaliou Davi Telles, presidente da Caema.

Telles reforçou que os investimentos em saneamento básico que vem sendo feitos pelo Governo do Estado, mediante ações estratégicas do programa ‘Mais Saneamento’, permitiram essa melhoria nos índices de balneabilidade de forma gradual e progressiva. “A ilha apresentava apenas 34% de redes. Dos 355 km de rede que pretendemos instalar para tratar o esgoto de São Luís, nós já implantamos, até agora, cerca de 85 km”, evidenciou Davi Telles.

“Este conjunto de ações para fazer e ampliar o esgotamento sanitário representa um efeito tridimensional, na área de saúde pública, na área da proteção ambiental, e, obviamente, na qualidade de vida, como pode demonstrar este resultado. Isso possibilita que aqueles que visitam São Luís e os próprios ludovicenses possam tomar banho em nossas praias de maneira despreocupada”, afirmou.

Fonte: Governo do Maranhão
Foto: Gilson Teixeira/Secap

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »