saneamento basico

Mancha branca aparece novamente em praias do Rio

RIO DE JANEIRO – Pelo segundo dia consecutivo, uma mancha de coloração branca apareceu nas praias da zona sul do Rio, principalmente, na altura do Posto 6 em Copacabana, em São Conrado e no Leblon.

Em nota, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) esclarece que a espuma que encobre o litoral do Rio de Janeiro é decorrente da decomposição de algas e microorganismos, associada ao mar mais agitado, e não necessariamente é um indicativo de que as praias estejam impróprias para o banho.

De acordo com os técnicos da gerência de Qualidade das Águas do INEA, a espuma não é tóxica, não oferece risco a saúde dos banhistas e foi ocasionada por uma mudança brusca nas condições do mar, que passou de calmo a agitado entre o sábado e o domingo, o que favorece o fenômeno. A espuma tende a dissipar-se em poucos dias, com condições de mar mais calmo.

As florações de algas têm sido frequentes neste verão, sobretudo as da espécie tetraselmis s.p., que conferem uma cor acastanhada à água do mar. O fenômeno ocorre devido a uma combinação de fatores como alta insolação e calor, mar calmo e presença de nutrientes na água. Nutrientes que são provenientes das próprias correntes oceânicas e do aporte de esgoto devido à vazão de rios, de lagoas e de baías para o mar, principalmente após chuvas fortes.

Fonte: O Repórter
Veja mais: http://www.oreporter.com/Mancha-branca-aparece-novamente-em-praias-do-Rio,11452698970.htm

Últimas Notícias:
Projetos IoT Áreas Remotas

Desafios de Conectividade em Projetos de IoT em Áreas Remotas

No mundo da Internet das Coisas (IoT), a conectividade é a espinha dorsal que permite a comunicação entre dispositivos e a coleta de dados em tempo real. Entretanto, em áreas remotas, onde a infraestrutura de rede de dados é escassa ou inexistente, estabelecer uma conexão confiável pode ser um desafio significativo.

Leia mais »