saneamento basico

Moradores do Bengui reclamam da falta de saneamento no bairro

População da passagem Santa Rita de Cássia sofre com mato alto. Prefeitura diz que vai realizar limpeza até fevereiro.

Os moradores da passagem Santa Rita de Cássia, localizada no bairro do Bengui, em Belém, denunciam a falta de saneamento na área, que está com mato alto e esgotos a céu aberto. A prefeitura informou que até fevereiro, deve ser feita uma análise, capinação e retirada de entulhos do local.

De acordo com a população do local, o problema já dura cerca de 22 anos. Em imagens feitas pelos moradores durante uma forte chuva é possível ver a rua totalmente alagada.

O marceneiro Rosenil Maués comenta a situação. “A água que vem da Transmangueirão desce e isso aqui vira um verdadeiro igarapé”, diz.

Ainda segundo os moradores, a força da água da chuva faz buracos na via e, para amenizar o problema, a população usa restos de construção com o objetivo de tapar as crateras. O motorista Natanael do Rosário diz o que é feito. “Pegamos o entulho e tapamos os buracos para as pessoas conseguirem trafegar”, detalha.

Sesan
A população afirma ainda que já teria solicitado à Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) melhorias para a área, mas o órgão teria informado que não tinha o aparelho que faz o levantamento do local e, sem esse estudo, não haveria projeto.

“Eles falaram que não tinham o aparelho para que pudesse fazer o levantamento para que seja feito o saneamento. Eles também falaram que não tinha previsão e que nós íamos ter que aguardar”, conta um morador.

O engenheiro civil Alex Ribeiro explica que é preciso fazer um levantamento local na rua. “Temos que fazer uma compatibilização com o projeto existente e aí pensar em alguma coisa sobre pavimentação e drenagem. Acho que essa obra gira em torno de R$300 mil ou R$400 mil, com um prazo de quatro meses”, revela.

Fonte: G1
Foto: Tv Liberal /Reprodução

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »