saneamento basico

O Planeta sob pressão

A água está no coração da conexão de valores mobiliários representados pela seguridade hídrica, energética, alimentar e de saúde

A mudança climática profunda causada pelos humanos aumentou, consideravelmente, nos últimos anos e as campanhas para a proteção do nosso ambiente, via produção mais ecológica, se multiplicam.

Os abundantes recursos naturais da Amazônia sustentam a seguridade hídrica, energética, alimentar e de saúde para as populações e economias da região e de outros lugares.

No cerne dessa relação entre seguridades, está a água. Este recurso tão abundante na região se encontra sob crescente ameaça à medida que a poluição industrial e agrícola aumenta, e as secas extremas revelam uma outrora impensável vulnerabilidade hídrica.

O crescimento o enriquecimento populacional aumentaram a pressão sobre os recursos naturais, agravados pelos problemas imediatos resultantes das mudanças do clima, com sérios impactos sobre a água, a energia e a segurança alimentar.

As interdependências estreitas entre a água, a energia e os alimentos estão multiplicando estas ameaças em diversos países e regiões, demonstrando que a segurança climática é um problema para todos.

Fonte e Agradecimentos: Portal Luis Nassif

Últimas Notícias:

Cinturão das Águas avança e se consolida como a maior obra de transferência hídrica estadual do Brasil com investimento de R$ 800 milhões

O Cinturão das Águas do Ceará, principal obra de transferência hídrica estadual do Brasil, avança em ritmo acelerado e já alcança 91% de execução, com previsão de conclusão para junho de 2026, consolidando-se como iniciativa estratégica para a segurança hídrica do Nordeste ao integrar reservatórios, reforçar o abastecimento humano e ampliar a oferta de água para milhões de pessoas em parceria entre o Governo Federal e o Governo do Ceará.

Leia mais »