saneamento basico

Obras de captação de água em Linhares estão atrasadas

Rio Pequeno, que abastece a cidade, está quase seco. Obras de captação de água na Lagoa Nova ainda não saíram do papel.

Quatro meses após a chegada da lama no Espírito Santo, Linhares, que fica no Norte do estado, espera uma resposta da Samarco para a construção de novo ponto de captação de água na Lagoa Nova. O Rio Pequeno, que abastece toda a cidade, está com baixo volume fluvial por causa da falta de chuvas.

A previsão era que a obra começasse em janeiro e fosse concluída em 90 dias, mas nada ainda foi feito. O projeto é para que seja instalado oito quilômetros de tubulação flutuante e bombas hidráulicas na lagoa. O gasto previsto é de R$ 6 milhões, pagos pela Samarco.

“Nós tivemos uma reunião no Ministério Público junto com a Samarco e a promotora de Linhares deu o prazo de até a próxima quinta (17) para dizer se a empresa vai ou não custear as obras”, relatou o Secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Paneto.

Ele disse também que caso a resposta da mineradora seja negativa ao custeamento da obra na lagoa, a prefeitura irá acionar imediatamente a Samarco na Justiça.

MP-ES
O Ministério Público informou que enviou à mineradora um Termo de Ajustamento de Conduta para que seja construído o ponto de captação alternativo no local informado pela Prefeitura de Linhares.

A Samarco tem até o final desta semana para se manifestar sobre o Termo de Compromisso.

Samarco
A Samarco disse, por meio de nota, que a construção de sistemas alternativos de captação e melhoria das estações de água nos municípios afetados pela lama é medida prevista pelo acordo firmado entre a Samarco, suas acionistas, a União, e os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

A mineradora informou ainda que continuará mobilizando esforços para atender às pessoas afetadas e reduzir os impactos ambientais, mas não informou na nota quando as obras na Lagoa Nova irão começar.

Fonte: G1
Foto: Reportagem

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »