saneamento basico

Audiência discute obras de saneamento na Região dos Lagos/RJ

A construção de uma rede separadora de 34,8 quilômetros para receber os esgotos do Peró e também dos bairros Ogiva e Cajueiro será proposta na manhã desta quinta-feira (22) pela concessionária Prolagos em audiência pública que será realizada em São Pedro da Aldeia. 

Convocada pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa) para revisão qüinqüenal do contrato de concessão. A audiência, aberta a toda a população, será no Space Hall, na Rodovia Amaral Peixoto, número 24, em Praia Linda, São Pedro da Aldeia.

Antiga reivindicação de ambientalistas da Região dos Lagos, a construção da rede separadora do Peró (atualmente os esgotos são lançados na rede de água pluvial) ganha força com a chegada no próximo domingo da Bandeira Azul, certificado internacional de qualidade de Praias. Como a orla fica num ponto mais alto, não há risco do esgoto chegar à praia, mas a questão de saneamento é grave nas ruas internas não somente do Peró como também da Ogiva e Cajueiro.

O presidente da Prolagos, Sérgio Braga (foto), disse que a construção da rede separadora não depende de decisão da empresa. É preciso, primeiro, que a sociedade civil e as prefeituras solicitem a execução da obra, a Prolagos executa o projeto e encaminha para aprovação da Agenersa. Este encaminhamento será feito na audiência pública de hoje:

 A grande novidade é o projeto de saneamento que vai atender 25% da nossa área de concessão na Região dos Lagos em cinco anos, beneficiando cerca de 200 mil pessoas. Entre as regiões beneficiadas deverá estar o Peró, dependendo apenas da decisão final da agência reguladora – explicou o presidente da Prolagos, que estará no domingo na cerimônia de hasteamento da Bandeira Azul.

Ponto de captação 

O ambientalista Arnaldo Vilanova, da ONG Viva Lagoa, vai defender, pela quarta vez, a construção da rede separadora do Peró.

— A obra está na previsão de investimentos da Prolagos. Pelas características do bairro, a rede separativa é muito necessária e o ponto de captação está bem próximo, na entrada do Cajueiro. As galerias atuais estão saturadas. E não é possível que um balneário que tenha a Bandeira Azul não tenha um sistema de saneamento básico – defendeu o ambientalista.

Fonte: Meio ambiente Rio

Últimas Notícias:
Como estruturas de drenagem evitam enchentes nos centros urbanos

Como estruturas de drenagem evitam enchentes nos centros urbanos?

Os projetos de Engenharia desempenham um papel essencial na preparação das grandes cidades para períodos de chuvas intensas. Na Grande São Paulo, obras de drenagem e intervenções em infraestrutura urbana contribuem para reduzir os impactos causados pelos temporais e ampliar a proteção de comércios, moradias e vias públicas.

Leia mais »