saneamento basico

Paraísos intocados do Alasca estão banhados por toneladas de lixo

Várias praias do sudoeste do Alasca recebem toneladas de lixo do Giro do Pacifico Norte, poluindo paraísos intactos e prejudicando sua rica fauna

O Pacific Garbage Patch é uma grande ilha de lixo formada no Giro do Pacifico Norte por meio de grandes correntes marítimas rotativas, que estão diretamente relacionadas com o movimento dos ventos. Todo o lixo descartado nos oceanos, em especial plásticos, acaba sendo levado para um lugar comum, formando essa ilha de detritos. O problema maior é que o plástico encontrado nessas ilhas passa por um processo de quebra mecânica realizada pela chuva, pelos ventos e pelas ondas do mar, que faz com que os produtos se fragmentem em pequenas partículas plásticas.

Os microplásticos são danosos para o meio ambiente num grau tão alto, que toda a fauna marinha, entre eles baleias e golfinhos, se alimenta dessas partículas, prejudicando muito sua saúde. Além disso, esses resíduos têm grande capacidade de absorção de poluentes e substâncias químicas toxicas presentes nos oceanos, envenenando as espécies que se alimentam deles, comprometendo toda a cadeia alimentar – o que, no final das contas, influencia nossa alimentação.

Nesse sentido, há expedições compostas por cientistas, pesquisadores e artistas que têm a finalidade de explorar as regiões afetadas por essas ilhas de lixo, além de as estudar e divulgar a situação para toda sociedade.

Coleta de lixo

A GYRE é uma dessas companhias de expedição e sua última empreitada foi realizada a partir de Seward, no sul do Alasca, dirigindo-se ao sudoeste por quase 500 quilômetros, com paradas às margens de Gore Point, na península de Kenai; Wonder Bay, em Afognak Island; Blue Fox Bay, em Shuyak Island; e Hallo Bay, em Katmai National Park. Todas essas regiões são verdadeiros paraísos intocados.

Por fim, em seu depoimento, Carl Safina propõe uma reflexão sobre quão importante é a coleta do lixo e limpeza das praias. No entanto, políticas de reciclagem e necessidade de desenvolvimento de uma nova geração de materiais, com vida útil relacionada ao seu uso, são fundamentais para ajudar a minimizar o problema.

Fonte: AMP

Últimas Notícias: