saneamento basico

Planos de ação sustentável são debatidos por Comissão

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) recebeu na tarde desta quinta-feira (30.04) a Comissão Gestora da Agenda Ambiental na Administração Pública (CGA3P). O grupo se reuniu na Biblioteca Arne Suksdorff para discutir planos de atuação a serem implantados. O objetivo é conscientizar os servidores para o enfrentamento do desperdício por meio da redução de consumo, substituindo as antigas práticas pelo desenvolvimento de uma política de responsabilidade socioambiental.

A coordenadora da A3P na Sema, Mary Ramos, presidiu a mesa de debates junto os gestores e técnicos da Superintendência de Educação Ambiental, Qualidade de Vida, entre outros setores estratégicos. Com a proposta de novos caminhos para o desperdício, um dos assuntos abordados foi a substituição de copos descartáveis. O plano prevê a distribuição de copos individuais para cada servidor. “A ideia do copo fixo vai reduzir bastante o desperdício. Os copos permanentes devem ser disponibilizados pela própria secretaria.”

Outro ponto apontado foi o reaproveitamento da água que sai dos refrigeradores de ar, que poderá ser usada para regar as plantas ou mesmo lavar os banheiros. Também há sugestões quanto a questões de infraestrutura e campanhas educativas para a redução no consumo de papel (reuso e reciclagem), de energia elétrica, telefone (fixo e celular), água, sensibilização para a coleta seletiva e para maior qualidade de vida no trabalho.

Sobre a A3P

É um programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que orienta para ações que possam auxiliar o poder público no crescimento sustentável repensando os atuais padrões e adotando uma postura de responsabilidade socioambiental. A nova gestão da A3P foi empossada em novembro de 2014 (Portaria nº 584, 04/11/2014), com trabalho orientado para seis eixos temáticos: Gestão de Resíduos, Licitações Sustentáveis, Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho, Sensibilização e Capacitação dos Servidores, Uso Racional dos Resíduos e Construções Sustentáveis.

 
Fonte: Sema-MT

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »