saneamento basico

Planos de saneamento básico e resíduos sólidos são pauta de encontro entre Membros do MP gaúcho e Ministros

O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles; e o Secretário-Geral do Ministério Público, Alexandre Saltz; estiveram reunidos nesta quarta-feira, 30, em Brasília, com a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; o Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini; e o Advogado-Geral da União, Luis Inácio Adams.

A pauta do encontro foi a elaboração dos planos de saneamento básico e resíduos sólidos. Foi apresentado, pelos integrantes do MP gaúcho, o Projeto RESsanear, que busca estimular os municípios a elaborar os Planos Integrados de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos. A Lei n.º 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevê, em seu artigo 54, que a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos nos aterros controlados e lixões deverá ser implantada até o próximo dia 2 de agosto.

Durante a audiência, os Ministros manifestaram preocupação com o fato de que muitos municípios não poderão se adequar ao que estabelece o artigo 54 da Lei por motivos diversos. Na reunião, ficou definido que eles virão ao Rio Grande do Sul em 22 de agosto, quando ocorre a Reunião do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG). O objetivo é construir com os Procuradores-Gerais de Justiça um cronograma de implantação dos planos de saneamento básico e resíduos sólidos, tendo como base o Projeto RESsanear. “O que ficou acertado é que se buscará traçar uma estratégia nacional de enfrentamento do problema”, esclarece o Subprocurados Institucional, Marcelo Dornelles.

Ouça aqui  a Rádio MP.

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »