saneamento basico

Porto de Paranaguá lança projeto voltado para sustentabilidade e educação ambiental

Ensinar de forma lúdica a importância da atividade portuária para a economia da cidade, do estado e do país é o objetivo do Projeto Porto Escola – Educação para a Sustentabilidade, lançado na última quinta-feira (30), pela a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

O projeto é uma parceria entre a Appa e a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e é direcionado aos estudantes do 5º ano do ensino básico, com idade de 10 a 12 anos.

O atendimento acontecerá sempre nas manhãs de quintas-feiras. Serão contemplados dois mil alunos das escolas municipais de Paranaguá. Também está prevista a participação de estudantes das escolas localizadas nas cinco Ilhas do município de Paranaguá (Piaçaguera, Vila São Miguel, Amparo, Eufrasina e Teixeira).

O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, disse que o programa Porto Escola foi concebido, em um primeiro momento, para as escolas da rede municipal, mas será ampliado em breve.

“O Porto Escola começa do tamanho que deve ser e vai ficar do tamanho que ele merece”, declarou Dividino, ao explicar que o projeto também será levado nos próximos meses para Antonina. Lá, as visitas serão agendadas no terminal Barão de Teffé.

CONTEÚDO – O conteúdo do Projeto Porto Escola prevê temas relacionados a Cidadania (Relação Porto-Cidade); Meio Ambiente (Complexo Estuarino de Paranaguá, Paranaguá, Programas e Projetos Ambientais, Monitoramentos, Atividade Pesqueira, Dragagem, Emergência Ambiental); Saúde; e Segurança Ocupacional (com ênfase em Equipamentos de Proteção Individual e de Proteção Coletiva).

O prefeito de Paranaguá, Edison Kersten, ressaltou o avanço das ações do Porto na área ambiental, bem como na ampliação da parceria com o município.

“Esta é uma porta que está sendo aberta e que nunca mais poderá ser fechada. O trabalho de educação ambiental com as crianças é fundamental para o futuro da nossa cidade”, enfatizou o prefeito.

AULA INAUGURAL – A atividade com os alunos começou com uma palestra expositiva em que as crianças aprenderam a história do Porto de Paranaguá e a sua relevância para a economia local. Os estudantes também conheceram a importância da Baía de Paranaguá para o meio ambiente – o local é considerado o maior berçário da fauna marinha do Sul do Oceano Atlântico.

Em seguida, as crianças conheceram os procedimentos de segurança vigentes no Porto e foram apresentadas aos Equipamentos de Proteção Individual, como capacetes, protetores auriculares e sapatos especiais.

Depois, visitaram o cais do porto e conheceram a equipe de prontidão que fica a postos para atender qualquer emergência ambiental.

Para diretor de Meio Ambiente da Appa, Marco Aurélio Ziliotto, o Porto de Paranaguá tem um compromisso com a cidade e a população. “As crianças serão multiplicadores das informações sobre a importância da preservação do meio ambiente em que vivem e de como o Porto pode conviver de forma sustentável com a natureza existente em seu entorno”, relatou Ziliotto.

ENCONTRO – Durante a visita, também aconteceu um reencontro curioso. O líder de operação da equipe de prontidão, Jean Gouveia, reconheceu a sua antiga professora do 4º ano do primário enquanto exemplificava alguns procedimentos de segurança para as crianças.

Josiane Savicki, que acompanhava a visita dos alunos, foi professora de Jean há mais de 15 anos na Escola Municipal Maria José Henrique Tavares. “É muito curioso reencontrar um ex-aluno nesta situação justamente quando estamos apresentando a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente para os mais novos”, disse a professora.

 

 

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »