saneamento basico

Prefeitura de Apucarana multa a Sanepar em R$ 4 milhões por despejo de esgoto no Rio Pirapó

Através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), a prefeitura de Apucarana anunciou, no final da tarde desta quinta-feira (6), qued aplicou multa de R$ 4 milhões na Sanepar por despejo de esgoto in natura no Rio Pirapó, na região do Parque Bela Vista.

No final de janeiro, agentes da Sema flagraram o despej. O Rio Pirapó abastece a cidade de Maringá e também é utilizado pela Sanepar em Apucarana no caso de problemas com o Rio Caviúna, principal fonte de captação de água para o município.

A reportagem da Tribuna esteve no local e encontrou uma grande quantidade de dejetos no rio. A poluição chegou ao manancial após o rompimento de uma tubulação, chamada pela Sanepar de linha de recalque, que levava o esgoto da estação elevatória do Rio Pirapó, localizada nas proximidades do Parque Bela Vista, até a Estação de Tratamento (ETE) Barra Nova. A contaminação chegou ao conhecimento da Sema por meio de denúncia anônima.

A poluição foi avaliada como gravíssima pela Sema, pois trata-se de esgoto sanitário não tratado. Segundo o artigo 54 da Lei Ambiental, esse tipo de poluição pode levar os responsáveis para a prisão, pois coloca em risco à saúde pública, já que o Rio Pirapó é utilizado para abastecimento de água.

Um laudo foielaborado pela Sema, com fotos, filmagens e também análise da água. O material será encaminhado ao promotor Vilmar Fonseca, que não quis se manifestar ainda em relação ao assunto, mas confirmou a abertura de um inquérito sobre o caso.

Fonte: TN Online
Veja mais: http://tnonline.com.br/noticias/apucarana/45,241424,06,02,prefeitura-de-apucarana-multa-a-sanepar-em-r-4-milhoes-por-despejo-de-esgoto-no-rio-pirapo.shtml

Últimas Notícias:
Blindagem Valas Estroncas Flexíveis

Sistema de Blindagem de Valas com Estroncas Flexíveis

Para a execução de trabalhos neste tipo de ambiente, o sistema de Blindagem de Vala Europeu tem características técnicas desenvolvidas para atender aos requisitos da execução de obras em locais densamente urbanizados, com foco na preservação do meio ambiente e estruturas adjacentes.

Leia mais »