saneamento basico

Papa discursa a favor do meio ambiente

O papa Francisco instou neste domingo (28) os fiéis de diferentes religiões a trabalhar conjuntamente para proteger o planeta, nossa “morada comum”. Em sua mensagem de um balcão no palácio do Vaticano a dezenas de milhares de peregrinos e turistas, o pontífice destacou entre os presentes algumas centenas de pessoas que chegaram à Praça São Pedro com uma faixa afirmando “Uma terra, uma família”.

Entre essas pessoas havia cristãos, muçulmanos, judeus e hindus, entre outros, que partiram das imediações da embaixada francesa para recordar a conferência sobre mudança climática marcada para dezembro em Paris.

Francisco elogiou a colaboração entre pessoas e associações de diferentes religiões, “em nome de uma ecologia integral”. Em uma recente encíclica sobre o ambiente, o papa destacou fervorosamente o dever moral de salvar a Terra e se distanciar dos sistemas que a contaminam.

Para Francisco, os esforços de preservação ambiental são um modo excelente de somar forças seculares e não seculares e especialmente membros de várias religiões. O amor pelo ambiente também expande sua agenda papal, que destaca princípios de justiça social como a luta contra a pobreza.

Em sua encíclica, Francisco recordou como os pobres costumam ser os que mais sofrem com a contaminação e outros danos ambientais nos países em desenvolvimento.

O Vaticano organiza um painel para esta quarta-feira (1) para chamar a atenção para uma conferência em Roma mais adiante na semana, organizada pelo Conselho Pontifício de Justiça e Paz e por outros grupos católicos que trabalham em questões sobre o desenvolvimento. Estará no painel a autora Noami Klein, cujo livro mais recente explora a relação entre as potências econômicas e o meio ambiente.

 
Fonte: Associated Press

Últimas Notícias:
Decisão do STJ sobre Tema 565 garante segurança jurídica no saneamento

Decisão do STJ sobre Tema 565 garante segurança jurídica no saneamento

A decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de rejeitar o pedido de revisão do Tema 565. Representa uma importante vitória para a segurança jurídica do setor de saneamento. Com isso, permanece válido o entendimento de que a cobrança da tarifa de esgoto é legítima, mesmo quando nem todas as etapas do tratamento são executadas. Desde que haja a prestação de atividades que integrem o serviço de esgotamento sanitário.

Leia mais »
Leilão de saneamento sem concorrentes, consórcio arremata o Bloco 1 de esgoto do Ceará

Leilão de saneamento: sem concorrentes, consórcio arremata o Bloco 1 de esgoto do Ceará

O Consórcio Ceará Saneamento arrematou, nesta terça-feira, 30, o Bloco 1 (Norte-Litorâneo) da parceria público-privada (PPP) de esgotamento sanitário de municípios do interior do Ceará. Sem concorrentes, o grupo ofereceu desconto de 1,15% sobre a contraprestação máxima prevista em edital. Os demais quatro blocos previstos originalmente não foram levados a leilão na sede da B3, em São Paulo.

Leia mais »