saneamento basico

Sanasa fornece água de reúso para bombeiros

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, entregaram na quinta-feira, 29 de outubro, cinco reservatórios de água de reúso para o Corpo de Bombeiros. “Esta ação tem dois significados: o primeiro é a economia de água potável e o segundo é de exemplificação, porque Campinas é a primeira cidade do Brasil a utilizar água de reúso nas atividades de combate a incêndios”, destacou o prefeito que, na ocasião, abriu o registro do reservatório de modo simbólico.

Com recursos próprios da Sanasa, foram investidos R$ 120 mil nesses reservatórios que já estão instalados e em operação nas seguintes unidades da corporação: Jardim dos Oliveiras, Jardim do Lago, Jardim Eulina, Padre Anchieta e Taquaral. Em formato estilo taça, feito em aço carbono e com 10,7 metros de altura, cada reservatório tem capacidade para 20 mil litros.

A Sanasa já entregou, desde junho deste ano, 100 mil litros de água de reúso por mês para todas essas unidades do Corpo de Bombeiros. Com isso, a economia de água potável para o combate a incêndios já é de cerca de 400 mil litros. Esta quantidade seria suficiente para abastecer, durante 24 horas, aproximadamente seis mil pessoas moradoras do Parque Jambeiro, por exemplo. A expectativa, portanto, é de que em um ano seja economizado 1,2 milhão de litros de água potável para esta finalidade. “Por meio dessa parceria, a proposta é substituir o uso da água potável pela de reúso nas atividades da corporação”, reiterou Romêo.

“Esse sistema é mais viável, econômico e vai ao encontro da missão do Corpo de Bombeiros que, além de se preocupar com a vida, zela pelo meio ambiente”, completou o tenente coronel comandante, Wilson Lago, do 7º Grupamento dos Bombeiros em Campinas.

A entrega destes reservatórios é resultado de um convênio de parceria e cooperação assinado em 30 de maio de 2014 entre a Sanasa, a Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Sergurança Pública e o Corpo de Bombeiros.

Água de reúso
A Sanasa é uma das primeiras empresas de saneamento da América Latina a produzir água de reúso por meio de membranas ultrafiltrantes sem o uso de produtos químicos. A aplicação desta tecnologia, importada da Hungria, que remove 99% dos poluentes.

Fonte: Sanasa Campinas

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »