saneamento basico

Semma concede LO da ETE do bairro Uruará, em Santarém/PA

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), concedeu nesta quarta-feira (14) a licença de operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Uruará, em Santarém, oeste do Pará, o que autoriza o funcionamento em fase experimental. A assinatura do termo foi durante coletiva de imprensa que contou com representantes da Prefeitura e Companhia de Saneamento do Estado (Cosanpa), quem vai operar a ETE. A previsão de funcionamento era para o início de 2016, conforme anúncio feito pela Prefeitura.

A partir de agora, a ETE passará por testes e avaliações. Serão emitidos relatórios de monitoramento para saber se o processo de tratamento está ocorrendo de forma correta. Serão vistoriadas a entrada e saída dos dejetos e também a saída da água nas qualidades entre 94 a 98% de pureza, bem como a questão do lodo, que deve ter uma destinação correta, por se tratar de um material sólido, conforme informou a Semma.

A Estação do bairro Uruará é mais uma das duas existentes na cidade e terá capacidade para atender 25 mil habitantes. A Estação do bairro Mapiri já se encontra em operação, com a mesma capacidade, podendo até duplicar, chegando a 75 mil. O funcionamento foi licenciado pelo Estado por questão de competência legal, uma vez que o Município não foi habilitado, pois segundo a Semma, ultrapassa o quantitativo de usuários.

Em entrevista ao G1, o secretário da Semma, Podalyro Neto ressaltou que o município ganha nova posição nas estatísticas de saneamento básico. “Vamos sair de uma estatística de zero para tratamento de esgoto, indo para um número de cinquenta mil usuários. Um passo muito grande que demos no sentido de melhoria da qualidade de vida das pessoas, diminuição os gastos com a saúde, por exemplo”, afirma.

Fonte: G1

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »