saneamento basico

Setor privado é essencial em adaptação a mudanças climáticas

As mudanças climáticas são uma realidade cada vez mais difícil de ser ignorada e à humanidade resta adaptar-se para reduzir seu grau de vulnerabilidade. Diante dessa necessidade premente, cientistas têm se esforçado para engajar os formuladores de políticas públicas nas discussões sobre o tema. No entanto, pouca atenção é dada a um importante ator da sociedade: o setor privado.

A análise foi feita pela colombiana Laura Canevari, consultora em adaptação às mudanças climáticas, durante a conferência internacional Adaptation Futures 2014, ocorrida entre 12 e 16 de maio em Fortaleza. Formada em Ciências Marinhas, com mestrado em Manejo de Mudanças Climáticas pela University of Oxford, no Reino Unido, Canevari já atuou como militante, defendendo a necessidade de adaptação das zonas costeiras contra a elevação do nível do mar.

Atualmente, trabalha para a Acclimatise, empresa britânica que presta assistência técnica a instituições governamentais e empresas privadas no entendimento de riscos relacionados às mudanças climáticas e ajuda a identificar soluções de adaptação viáveis.

Na avaliação de Canevari, o setor público tem o importante papel de regulamentar e criar um ambiente adequado para que ações de adaptação aconteçam, mas é o setor privado que vai colocá-las em prática. A fim de engajar as empresas na empreitada, porém, os cientistas terão de adaptar sua linguagem e traduzir os conceitos científicos em experiências reais do cotidiano.

Fonte e Agradecimentos: Exame
Veja Mais: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/setor-privado-e-essencial-em-adaptacao-a-mudancas-climaticas

Últimas Notícias:

Cinturão das Águas avança e se consolida como a maior obra de transferência hídrica estadual do Brasil com investimento de R$ 800 milhões

O Cinturão das Águas do Ceará, principal obra de transferência hídrica estadual do Brasil, avança em ritmo acelerado e já alcança 91% de execução, com previsão de conclusão para junho de 2026, consolidando-se como iniciativa estratégica para a segurança hídrica do Nordeste ao integrar reservatórios, reforçar o abastecimento humano e ampliar a oferta de água para milhões de pessoas em parceria entre o Governo Federal e o Governo do Ceará.

Leia mais »