saneamento basico
Comusa Mercado de Energia

Obras de terraplanagem da ETE Luiz Rau/RS entram em fase final

ETE Luiz Rau

Com o objetivo de colocar Novo Hamburgo dentro dos índices do Marco Regulatório do Saneamento de 2033, a nova Estação de Tratamento de Esgoto Luiz Rau está em fase de conclusão das obras de terraplanagem. Iniciada no começo de outubro, a terraplanagem do local deve seguir até fevereiro, preparando o terreno para a maior obra da história da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, que também será a maior estação de tratamento de esgoto de toda região metropolitana e é a maior ETE em execução em todo o Estado.

Nova estação é a maior em execução em todo o Estado e será a maior da região metropolitana

Ao todo, a obra terá um investimento de mais de R$ 64 milhões com recursos federais e vai tratar mais de 50% de todo o esgoto do Município, reduzindo o despejo de resíduos no Rio dos Sinos e garantindo ainda mais saúde para toda a região.

“Não podemos subdimensionar o que estamos fazendo na Comusa. Essa é uma obra colossal, com um impacto ambiental positivo imensurável para todo o meio ambiente e toda nossa região. Essa obra vai jogar Novo Hamburgo para um novo patamar de saneamento, vai beneficiar toda a população e colocar a Comusa como uma referência em todo o País”, comenta o prefeito em exercício e diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders.

ETE Luiz Rau

A previsão do lançamento da licitação para construção da ETE Luiz Rau é janeiro. A previsão de início das obras é em março de 2023.

Fonte: RS.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »