saneamento basico
Redução Tarifa Esgoto Casan

Pesquisa avalia fontes de degradação na Lagoa da Conceição

Degradação Lagoa da Conceição

Sementes de alface, uma pequena planta aquática, uma bactéria marinha e um microcrustáceo de água doce.

Esses são organismos bioindicadores usados em um estudo que busca colaborar com o entendimento sobre possíveis fontes de poluição na Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

Durante um ano foram avaliadas amostras coletadas em locais considerados estratégicos na região, além de pontos no Parque Estadual do Rio Vermelho, coberto por uma floresta de pinus e eucalyptus, além de Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) da CASAN.

O trabalho é desenvolvido por uma equipe de pesquisadores do Laboratório de Toxicologia Ambiental (LABTOX), do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC.

LEIA TAMBÉM: ANA participa dos Diálogos Regionais da Água na América Latina e Caribe realizados na Costa Rica

Degradação Lagoa da Conceição

Resultados obtidos em um ano de pesquisa serão apresentados na próxima segunda-feira (18/3) no ciclo de palestras Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação: a ciência e tecnologia a serviço do saneamento.

Ao todo, 20 estudos desenvolvidos por grupos de pesquisa da UFSC e financiados pelo Governo do Estado, por meio da CASAN e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC), farão parte do ciclo. Parte das pesquisas é gerenciada via Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC).

Fonte: PI.

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »