saneamento basico

Governador quer que órgãos do Estado priorizem reúso de água

Camilo Santana (PT) encaminhou à Assembleia Legislativa uma série de medidas, que incluem pesquisas científicas, incentivos tributários a catadores e regionalização do gerenciamento de resíduos.

Como estratégia de combate ao quinto ano consecutivo de estiagem, o governador Camilo Santana (PT) encaminhou ontem um pacote de medidas à Assembleia Legislativa para que órgãos públicos estaduais priorizem o reúso de água. As ações também incluem incentivos tributários e um programa de apoio à pesquisa científica para a área.

A intenção do governador Camilo Santana (PT) é de que os órgãos públicos sirvam de exemplo e promovam o consumo consciente dos recursos hídricos. Conforme o projeto de lei apresentado, as reformas e a construção de novos equipamentos custeados com recursos financeiros do Estado também devem fazer reúso, “quando técnica e economicamente viável”.

De acordo com Alceu Galvão, coordenador de saneamento básico da Secretaria das Cidades, esse tipo de incentivo é necessário, principalmente no Interior. Segundo ele, no Ceará, existem mais de 200 mil domicílios que não utilizam a rede de esgoto municipal, apesar de terem disponível.

“Para muitos, o serviço de telefonia, por exemplo, é visto como muito mais indispensável que o de esgotamento sanitário”, afirmou Alceu Galvão. O coordenador ressaltou ainda ações de saneamento básico na zona rural e o compartilhamento entre Estado e municípios da Região Metropolitana na gestão do saneamento básico.

Incentivos

Aqueles usuários e produtores de água que fizerem reúso do recurso também devem receber benefícios fiscais. Segundo o governador, o foco dos incentivos é para “as atividades econômicas do Estado, como a indústria e a construção civil”.

Sob responsabilidade da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), ficará um programa de apoio ao desenvolvimento científico das práticas de reúso de água. A intenção é criar técnicas que facilitem o uso sustentável. Também estará à disposição do Estado e dos municípios mais 19 máquinas perfuratrizes para perfuração de poços e a conclusão da transposição das águas do rio São Francisco.

Fonte: O Povo
Foto: Divulgação

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »