saneamento basico

José de Freitas Mascarenhas diz que o País paga preço pela falta de reformas

O Brasil está pagando o preço – cobrado antecipadamente – pela falta de reformas, tanto na área tributária quanto política. As consequências são dificuldades em manter a taxa anual de inflação abaixo da meta de 6,5% ao ano, o fraco desempenho da economia e os gargalos na transmissão de energia elétrica, por exemplo. A análise é feita pelo executivo do Grupo Odebrecht e ex-presidente da FIEB-Federação das Indústrias do Estado da Bahia, José de Freitas Mascarenhas.

Ele destaca o fato de que o País teve dificuldades em ampliar a geração de energia limpa e mais barata, via hidrelétricas, por pressão de organismos ligados à defesa ambiental. “Ironicamente”, lembra o executivo, “o prolongamento do tempo seco está obrigando a que se amplie o uso das termelétricas, a um custo mais alto e com efeitos danosos ao meio ambiente”.
Mascarenhas chama a atenção para “a perda de substância da indústria nacional”, a seu ver causada pela baixa competitividade, problema agravado pelos entraves jurídicos e trabalhistas. “No Brasil, criam-se benefícios sem a preocupação de como pagá-los.

O executivo culpa o Banco Central, que considera “conivente” com a situação de aceitar mais inflação em troca do desenvolvimento, e adverte que independente de quem vença as eleições presidenciais agora em 2014, será preciso promover um forte ajuste fiscal a partir de 2015. “O sistema tributário brasileiro é uma desordem“, disse.

Na Bahia
Quanto à indústria baiana, Mascarenhas constata que falta criar “um capitalismo local” e defende a qualificação da mão-de-obra, ao lado da busca pela inovação.

A fila de navios na Baía de Todos os Santos, à espera de vaga para atracação no Porto de Aratu, por exemplo, é uma das coisas que incomodam o executivo da Odebrecht, no que diz respeito à economia do Estado. “A espera é um desrespeito a quem produz“, afirma, e completa: “Eu quero um porto chinês“.

Fonte: Tribuna da Bahia
Veja mais: http://www.tribunadabahia.com.br/2014/04/01/jose-de-freitas-mascarenhas-diz-que-pais-paga-preco-pela-falta-de-reformas

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »