saneamento basico

Novo presidente da Funasa é empossado

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, está sob nova gestão. O atual presidente da Fundação, o engenheiro civil Antônio Henrique de Carvalho Pires, participou de reunião, no último dia 23, com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, quando tomou posse no cargo. Henrique Pires ocupava o cargo de diretor de Saúde Ambiental da Fundação e a nomeação para presidente foi publicada no Diário Oficial da União em 22 de abril.

A prioridade da nova gestão será a liberação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)  para a área de saneamento. Segundo Henrique Pires, o governo federal tem dado atenção especial para o setor. “A presidenta Dilma nos deu sempre a incumbência de fazer a mobilização dos municípios para o PAC. Temos hoje quase 6 mil convênios no País, sendo PAC, programação ou emenda. Estamos elaborando 2.700 projetos de saneamento. Já estamos recebendo os projetos de água e de esgoto”, explica.

O novo presidente ressaltou que os municípios conveniados estão recebendo capacitação para gerenciar os recursos de forma correta, pois foram firmados convênios com a Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), com Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura (CREAs), com universidades, com o objetivo de capacitar gestores municipais. “Não basta apenas repassar o recurso, é preciso fazer com que as pessoas que vão aplicar o investimento tenham conhecimento dos projetos. A presidenta Dilma é consciente de que quanto mais você investe em saneamento, mais reduz os gastos com saúde. Por isso, ela tem feito esse investimento forte, antes com o ministro Alexandre Padilha e agora com o ministro Arthur Chioro”, afirma.

Henrique Pires afirma ainda que tem consciência da importância das ações da Funasa para o País e destaca o compromisso que está assumindo: “A responsabilidade agora só aumenta. Antes de tudo temos que agradecer a confiança de todos que compõem esse importante órgão, que é fundamental no desenvolvimento de ações de saneamento básico, trabalhando no atendimento a comunidades carentes do País”, finaliza.

Fonte:

Fundação Nacional de Saúde

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »