saneamento basico

Otto Alencar pede revitalização do São Francisco e alerta para a morte do rio

O senador Otto Alencar (PSD-BA) reforçou apelo ao governo em favor da revitalização do Rio São Francisco, afirmando que o rio”caminha para a morte se nada for feito para salvá-lo”. Ele defendeu a imediata dragagem da calha do rio, que está obstruída.

Diante da perspectiva de chuvas regulares na Bacia do São Francisco, Otto Alencar entende que esse é o momento adequado para o início dos trabalhos de dragagem. Sem isso, mesmo com as chuvas, as águas não vão chegar à barragem de Sobradinho, alertou o senador.

Otto Alencar considerou um absurdo o país ter investido R$ 8,5 bilhões nas obras de transposição do São Francisco, sem que nada tenha sido efetivamente feito para revitalizá-lo. Ele reclamou que o dinheiro já liberado para a revitalização foi desviado ou mal aplicado.

– Vai faltar água para a transposição do Rio São Francisco. Tenho certeza disso. Foi uma grande irresponsabilidade aplicar R$8,5 bilhões na transposição e não fazer absolutamente nada na revitalização dos afluentes, das nascentes e da calha do Rio São Francisco. Ou os governos estaduais e até municipais – mais ainda o governo federal – tomam uma atitude nessa direção ou vamos ter um futuro comprometido, com falta d’água – afirmou o senador.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Fonte: Agência Senado

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »