saneamento basico

Deputado Federal João Paulo Papa apresenta PEC que pretende incluir o Saneamento Básico como direito social

Proposta também sugere não deixar o tema “subordinado” à habitação, mas em questão de igualdade

O deputado federal João Paulo Papa ( PSDB / SP ) apresentou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 425/2018, que prevê incluir o Saneamento Básico no rol de direitos sociais dos brasileiros. O objetivo do parlamentar é assegurar que o tema seja posto, definitivamente, no centro das atenções do Brasil, ao lado de outras áreas prioritárias para os brasileiros.
Para apresentar a PEC, o parlamentar contou com o apoio de 220 deputados, de diversos estados e partidos, que assinaram a propositura.

“Para mim, levar água de qualidade e oferecer esgoto tratado e coletado são serviços que mudam a vida das pessoas, de uma cidade e de um País. O saneamento tem que andar ao lado da moradia, do alimento, da saúde, da segurança e da educação”, detalhou Papa, pontuando alguns dos itens constantes no artigo 6o., que trata dos Direitos Sociais.

“Dessa forma, vamos avançar com o tema em todo território nacional. Mais da metade dos brasileiros não tem acesso a esse que é o mais básico dos serviços que se pode oferecer. É preciso reverter esse quadro”, afirmou o deputado.

Prioridade

A PEC também sugere uma alteração do artigo 23o, que estabelece as competências comuns da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. No inciso IX está determinado como uma das competências comuns a promoção de “programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico”.

“Entendo que o saneamento, por mais indissociável que seja da questão da habitação, não deve a ela estar subordinado no texto da Constituição, mas sim constar em condição de igualdade”, explicou. Para atingir o patamar da igualdade, Papa recomenda que o termo saneamento básico seja retirado deste trecho. “E sugiro a inclusão do inciso XIII neste mesmo artigo, situando como atribuição comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios proporcionar os meios de acesso aos serviços públicos de saneamento básico”, finalizou.

Assessoria de Imprensa :

Brasília : Anexo III, gabinete 476 – (61) 3215-5476 / 3476

Santos : Avenida Pinheiro Machado, 22, térreo – Vila Mathias (13) 3222-2888

[email protected] / [email protected]

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »