saneamento basico

Prefeitura e concessionária são condenadas à instalar rede de esgoto em município

A Prefeitura de Nova Alvorada do Sul e a concessionária de água e esgoto, Sanesul, foram condenadas à implantação de rede de coleta e estação de tratamento de esgoto em toda a cidade, além de recuperar e compensar os danos ambientais causados.

Em 2003, os réus tiveram permissão para obter financiamento para a implantação do esgoto, mas 10 anos depois, em 2013, obra sequer havia sido iniciada. Como consequência, o meio ambiente foi degradado e poluído.

O município alega que o prazo para a implantação por parte da concessionária é de 20 anos e que houve movimentação em relação ao financiamento da construção, por isso acredita não haver omissão de sua parte.

Já a Sanesul afirma que a tramitação já está sendo feita para implantar o sistema de esgoto e também diz não ser omissa perante situação. Em relação aos danos ambientais, a concessionária culpa as ações dos cidadãos.

Para o juiz que cuidou do caso, ambos estão violando os direitos fundamentais constitucionalmente garantidos às pessoas, como saúde e meio ambiente sadio. Há violação administrativa da obrigatoriedade dos serviços públicos por parte da cidade, por não cobrar a Sanesul e da empresa, por não cumprir as obrigações assumidas na concessão.

Fonte: Correio do Estado

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »