saneamento basico

Saneamento básico será tema de audiência pública nesta terça-feira

CUIABÁ – Além disso, está ligado estritamente as condições do meio ambiente. Para debater o assunto, o deputado Wancley Carvalho (PV) realizará audiência pública no dia 15, às 14h, no auditório Milton Figueiredo, com autoridades do setor e a população.

Ainda, esse é tema da campanha da fraternidade deste ano – “Casa Comum, nossa responsabilidade” – que tem o objetivo principal de chamar atenção para o assunto, sua importância para o desenvolvimento social, saúde integral e qualidade de vida a todos.

Dos 26 estados do Brasil, Mato Grosso ocupa a 21ª posição entre os que enfrentam dificuldades em implantar saneamento doméstico, ficando à frente apenas de estados como Pará, considerado o pior, Rondônia, Amapá, Maranhão e Piauí. Os dados são do ranking estadual pelo percentual de domicílios atendidos com rede de esgoto, realizado pelo Sistema de Informação de Atenção Básica. Os números são do ano de 2013 e mostram que apenas 12% das casas no estado recebem a assistência de saneamento.

De acordo com o último relatório feito pela Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), 100% da população da capital mato-grossense é atendida pelos serviços de água, mas somente 47,83% possuem serviços de esgoto. Os dados são de outubro de 2015.

Menos da metade da população da capital é atendida com saneamento básico; na cidade vizinha, Várzea Grande, a realidade é ainda pior. Conforme dados do Departamento de Água e Esgoto (DAE), somente 14% do esgoto é coletado e apenas 9% é tratado.

Vale ressaltar que o direito ao saneamento básico é para todos. Por ser um tema da campanha da fraternidade, as igrejas buscam também desenvolver a consciência de que políticas públicas na área de saneamento básico apenas se tornarão realidade pelo trabalho e esforço conjuntos.

Além disso, outro objetivo é reforçar o empenho social por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro do planeta. Uma das propostas é, inclusive, apoiar e incentivar os municípios para que elaborem e executem o Plano de Saneamento Básico, além de acompanhar os projetos municipais nas áreas.

Por se tratar de um tema de relevância social, o parlamentar destaca a importância da participação na audiência pública a fim de buscar soluções ao problema. O saneamento básico apresenta-se como aspecto fundamental da infraestrutura das cidades em razão de suas implicações diretas e indiretas sobre a saúde pública e a qualidade ambiental. O conceito para saneamento é amplo e engloba abastecimento e tratamento de água, drenagem e esgoto.

Fonte: Cenário MT
Foto: Divulgação

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »