saneamento basico

Vanessa Grazziotin lamenta posição de Manaus

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) lamentou o fato de Manaus ter ficado na 97ª posição no ranking de saneamento divulgado recentemente pelo Instituto Trata Brasil, incluindo os 100 maiores municípios brasileiros. A capital do Amazonas, observou a parlamentar, é o maior centro de produção de eletrônicos do Brasil, tem mais de 2 milhões de habitantes, todavia está entre as piores cidades no que diz respeito a esgotamento sanitário, superando apenas Macapá, Porto Velho e Ananindeua.

— Lamento ter que vir à tribuna para falar de um índice que nos envergonha. Além disso, reflete o descaso completo da prefeitura, que não se preocupa com tal questão nos últimos tempos — reclamou.

Vanessa lembrou ainda que Manaus não obteve nenhuma melhora na expansão de redes de esgotos em 2014, ano-base usado no levantamento do Trata Brasil. A parlamentar também criticou a empresa empresa Manaus Ambiental, concessionária responsável pelo serviço de água e esgoto na cidade.

— A empresa não cumpre sua obrigação legal e em nenhum momento é incomodada pela prefeitura. Apenas 9,9% da população manauara tem coleta de esgoto e 16% ainda não conta com água potável. Chega de promessas, não acreditamos mais nessa empresa — afirmou.

Fonte: Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »