saneamento basico

Vereador aciona MPE para revisão da taxa de esgoto em Cuiabá

O parlamentar quer aproveitar a revisão contratual, que será realizada pelo Palácio Alencastro ainda neste mês, para reduzir a cobrança

O vereador Marcrean Santos (PRTB) entrou com uma representação junto ao Ministério Público Estadual (MPE) pedindo a revisão da taxa de esgoto cobrado pela Cab Cuiabá. O parlamentar quer aproveitar a revisão contratual, que será realizada pelo Palácio Alencastro ainda neste mês, para reduzir a cobrança desta taxa.

Atualmente, o valor da taxa de esgoto é referente a 90% do valor da água consumida. Para o parlamentar, trata-se de uma medida descabida diante da falta de investimento por parte da concessionária no sistema de esgoto.

“Além do mais, é uma medida injusta socialmente, pois impõe uma taxa única, não levando em conta a classe social dos consumidores”, relata o vereador.

De acordo com ele, antes da concessão dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto, a Prefeitura cobrava conforme a classe social, dividido em faixas de 50%, 75% e 90%, conforme o nível dos bairros.

Marcrean defende que este procedimento seja implantado novamente, e quer a isenção desta taxa a moradores que residem em área que não possui rede de esgoto.

“Em 2014, sem ter efetuado qualquer investimento significativo na ampliação da rede de esgoto em Cuiabá, a empresa concessionária elevou, unilateralmente, a taxa de esgoto ao percentual único de 90%”, pontua.

O parlamentar ainda lembra que, na época dos fatos, o Ministério Público ajuizou uma ação em defesa dos consumidores. O documento foi protocolado no órgãos fiscalizador na semana passada. O mesmo também foi encaminhado a Agência Reguladora (Arsec), responsável pela fiscalização dos serviços prestados pela empresa concessionária.

Fonte: O Documento
Foto: Thiago Cesar – Secom CMC

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »