saneamento basico
Hortolândia Tratamento de Esgoto

Privatização da Sabesp entra em pauta nas eleições 2022

Imagem Ilustrativa

O ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, agora pré-candidato ao Governo do Estado de São Paulo, pelo Republicanos, diz estar pensando sobre a privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp.

Em fevereiro, ele havia defendido a privatização, mas agora a decisão não está clara.

A fala de Tarcísio é do dia 30 de maio e foi dada em uma entrevista coletiva, após participar do debate promovido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Durante o evento, ele afirmou que “obviamente a privatização dispara algumas alavancas” e disse que iria “colocar isso na mesa”.

O pré-candidato ainda elogiou os profissionais da empresa e reconheceu que ela “presta um bom serviço”, mas não declarou quais os seus reais planos para a Sabesp. Se é manter a empresa pública ou promover a privatização.

Segundo ele, é necessário conhecer os desafios que a empresa enfrenta, em relação ao saneamento básico, com vistas a saber qual a melhor equação para atingir os objetivos, “universalização, melhoria da qualidade da prestação de serviço, combate ao desperdício, reuso de água e redução de tarifa”.


LEIA TAMBÉM: A importância da segurança hídrica integrada aos aspectos econômicos

Bons resultados para a Sabesp

Em relação ao primeiro trimestre do ano, a Sabesp reportou ter tido um lucro líquido de R$ 975,6 milhões, o que representa uma alta de 96,4% sobre igual período do ano anterior.

Fonte: Canal Consulta Pública.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »