saneamento basico
Seca em Sergipe

Seca atinge a maioria dos municípios de Sergipe

Seca em Sergipe

A seca tem causados prejuízos em praticamente todo o estado de Sergipe, segundo o mapa do Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

O relatório aponta a redução da severidade da seca (de moderada para fraca) no Sul sergipano. Enquanto que a seca se manteve moderada nos territórios Centro-Sul, Agreste Central e Médio Sertão, e grave no Alto Sertão.

Na Grande Aracaju, Leste sergipano e Baixo São Francisco, a seca se manteve fraca.

Segundo a meteorologista Wanda Tathyana de Castro, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), de acordo com a climatologia e atuação do fenômeno climático El Niño, as condições indicam para a ocorrência de chuvas variando de normal a abaixo da média.

Seca em Sergipe

Ela também destaca as altas temperaturas, que favorecem o aumento da evapotranspiração e, consequentemente, diminuição das umidades do ar e do solo.

“No entanto, mediante as análises meteorológicas, há probabilidade de ocorrer alguns episódios de chuvas que tendem a contribuir com a diminuição do agravamento das condições de seca”, frisou.

É importante destacar que a intensidade de seca fraca causa impactos negativos no plantio de culturas e nas pastagens. Enquanto que a condição de seca moderada, além de gerar danos às culturas e pastagens, contribui para os baixos níveis de água nos reservatórios. Já a seca grave causa perdas de culturas e pastagens, como também contribui para a escassez de água.

Fonte: XN.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »